Faço a barba todos os dias. Menos nas férias. Fico até com uma cara diferente. Mas só tiro a barba a cada dois ou três dias.  Isso me fez procurar pelo tema na internet. Olha o que eu achei: lançado em 1996, o site Beards.org (“Barbas.org”, em português) foi criado com o objetivo de “aumentar a compreensão, apreciação e conhecimento sobre barbas”.
A página ajuda os aficionados a “cultivar barbas melhores” com dicas, fotos, vídeos e tutoriais. Aos adeptos do rosto liso, como eu, o site traz depoimentos de como a vida dos usuários do site se divide em a.B. e d.B. — antes e depois de barba. Para os criadores do Beards.org, existem 11 tipos diferentes de barba. Todos eles estão listados na imagem abaixo (clique para ampliar).
Você já fez a barba hoje? | Blog do Curioso, por Marcelo Duarte
Na seção “Histórias de Sucesso”, é impossível não se emocionar com depoimentos como o de Linden, um australiano de 39 anos. “O site foi fundamental na minha decisão final de deixar a barba crescer”, comenta Linden. Agora, se você é menos tradicionalista, pode conferir o site Women With Mustaches (“Mulheres com Bigodes”). Esse é menos completo: traz apenas fotos — de famosas, inclusive — e comentários.