Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Antigüidade

24 de abril de 2019

10000 a.C.
Povos no Oriente Médio deixam a vida nômade e constroem lugares permanentes para viver. Com esta mudança, adotam a prática de plantar seu próprio alimento (em vez de sair em busca dele).

6000 a.C.
Ao armazenar o leite em bolsas feitas de estômago de mamíferos, povos nômades da Mesopotâmia descobrem sem querer a técnica de produção de queijo.

4000 a.C.
Segundo a lenda, um viajante nômade resolve levar leite numa sacola de pele de cabra durante uma viagem pelo deserto e, sem querer, produz o iogurte.

3000 a 2000 a.C.
Graças aos ciclos de enchentes e vazantes do rio Nilo, os egípcios desenvolvem o plantio de trigo. Eles utilizam o grão para fazer pão, que é assado em fornos rústicos.

1000 a.C.
Habitantes da região mesopotâmica registram em documentos o consumo de uma bebida a base de cevada. A cerveja foi uma bebida muito popular no Egito, na Grécia e em Roma. Com a expansão da dominação grega, o vinho, fabricado por antigas civilizações do Oriente, se espalha pela Europa.

600 a.C.
Usados apenas para servir comida, os primeiros garfos possuíam dois dentes de pontas afiadas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Antiguidade

Antiguidade

2,6 milhões a.C. Surgiram as primeiras ferramentas de pedra, entre elas as facas e as pontas de laça.500 mil a.C. Descobriu-se como produzir e controlar o fogo. Ele passou a ser utilizado para aquecer e iluminar os ambientes e esquentar os alimentos....

10 personalidades da Antiguidade

10 personalidades da Antiguidade

1. Alexandre, o Grande Alexandre foi responsável por uma das maiores campanhas expansionistas da história. Em 12 anos (de 335 a.C. a 323 a.C.), conquistou 90% do mundo conhecido na época. Suas conquistas abrangeram o Egito, a Mesopotâmia, a...

Mesopotâmia

Mesopotâmia

  A antiga Mesopotâmia cobria uma ampla região do que conhecemos hoje como Oriente-Médio. Ficava entre os rios Tigre e Eufrates, da Síria até o Iemém. Os deuses mesopotâmicos eram imortais e tinham feições humanas. A região possuía uma religião própria e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This