Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre astecas, maias e incas

24 de abril de 2019

1. Os astecas habitaram a região onde hoje é o México no século XIV. Outra denominação para este povo é “Mexicas” (por isso o nome do atual país). Foram eles que inventaram o chocolate.

Uma civilização intrigante, que mesmo extinta continua a fascinar até hoje

2. A religião asteca era politeísta – várias divindades representavam os elementos da natureza. As cidades só podiam ser construídas em lugares onde uma águia houvesse comido uma cobra em cima de um cacto. Por isso o desenho de uma águia comendo uma cobra na bandeira mexicana.

3. O sacrifício mais comum nessa cultura era o culto ao deus do sol. Eles acreditavam que o sol tinha que ser alimentado com sangue para continuar brilhando. Para isso, um sacrificado era segurado por quatro sacerdotes, enquanto um quinto lhe arrancava o coração.

4. O imperador asteca Moctezuma II recebeu amigavelmente o espanhol Hernán Cortez em 1519, e tornou-se até aliado do explorador. Isso causou uma revolta popular em 1520, que culminou com a morte de Moctezuma II. O sucessor do trono asteca, Cuauhtémoc, assumiu e só conseguiu resistir à dominação espanhola até 1521.

5. Os Incas habitaram a região da cordilheira dos Andes, onde hoje ficam Bolívia, Peru, Chile e Equador, a partir do século 13. A mais famosa cidade Inca foi descoberta em 1911. Macchu Picchu estava em ótimo estado de conservação e permitiu que estudiosos entendessem mais sobre a arquitetura e costumes da época.

Um percurso pela história do Estado mais poderoso da América pré-colombiana

6. Os incas eram especialistas em arte em metais preciosos, principalmente o ouro, que era abundante na região. Isso gerou algumas lendas sobre uma possível cidade ainda escondida, toda feita do metal dourado. O desenho “O Caminho para El Dorado”, de 2000, conta a história dessa lenda, mas, no desenho, os protagonistas realmente encontram a tal cidade, enquanto que na vida real isso nunca foi comprovado.

7. A religião inca era baseada em apenas duas entidades: o bem e o mal. Os sacrifícios incas eram dirigidos ao imperador, que era considerado uma divindade em terra. As vítimas eram sempre mulheres belas. Elas tinham que ser perfeitas. Mas a sacrificada ia sempre voluntariamente. Aliás, ser sacrificada pelo imperador era uma grande honra para a moça e para a família. As crianças incas eram declaradas oficialmente “fora da infância” aos dois anos de idade. A partir daí, os “adolescentes” tinham que ajudar nas tarefas do grupo. Em meio a lutas de poder e crises sociais, os incas foram dominados pelos espanhóis em 1532 em uma cartada final: o seqüestro do novo imperador, Atahualpa.

8. A civilização maia é uma das mais antigas de que se têm notícia a habitar a região que vai do México até Honduras. Registros remetem ao século IV a.C. Os maias tinham uma sociedade baseada nas crenças aos deuses da natureza e astros, que seriam responsáveis pelo sucesso na caça, colheita e pela regularidade do clima. Todas as ações do grupo giravam em torno das necessidades dos deuses.

Um povo que foi capaz de tantas realizações num território inóspito

9. Essa civilização praticava sacrifícios humanos e fazia oferendas de diversos tipos para os deuses. Os executados nos sacrifícios normalmente eram prisioneiros ou pessoas de baixo escalão. Os maias tinham uma forma própria de escrita e a utilizavam para registrar a história. No entanto, quando os colonizadores espanhóis os conquistaram, consideraram os livros maias mundanos e quase tudo foi queimado. Todo o material encontrado sobre os maias resume-se a apenas três livros: Códice de Dresde, o Códice de Madri e o Códice de Paris. Os textos descrevem cultos e conhecimentos em astronomia.

10. Os maias foram os precursores da matemática. Eles inventaram o número que equivale a nada, conhecido no nosso tempo como zero. O calendário gregoriano foi baseado na versão maia da contagem dos ciclos. Em 1523 começou a invasão espanhola. Os maias, mesmo amargando um estado de decadência, conseguiram resistir à investida até 1546, quando foram finalmente suprimidos e feitos escravos. Pouco restou sobre sua cultura.

Nota de transparência: os links acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas o veículo pode ganhar uma comissão da Amazon.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

7 Comentários

7 Comentários

  1. isadora

    me ajudou no dever de casa

    Responder
    • Lana

      também

      Responder
  2. humberto

    mano kakakakakaakakakkaka eu tinha esquecido de fazer um trabalho e li tudi desse site kkakakaakaakkaka tirei 10

    Responder
  3. AQUILES

    MUITO BOM ESSE SITE O TRABLAHO É PRA AMANHA NAO FIZ NADA PEGUEI ESSE SITA E FOI SÓ CTRL C E CTRL V KSKSKSKS

    Responder
    • Eu

      Que feio hein

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This