Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Sexo no mundo dos insetos e invertebrados

24 de abril de 2019
  1. A maioria das aranhas não tem pênis, apenas uma protuberância que sai de sua barriga. Ao contrair os músculos da barriga, ela esguicha esperma na teia da fêmea e sai rapidamente. Em outras aranhas, o órgão sexual do macho está localizado no final de uma de suas patinhas.
  2. O caracol faz um único acasalamento na vida. Quando acontece, ele dura 12 horas.
  3. A fêmea do louva-a-deus é violentíssima e come qualquer coisa que apareça ao seu redor. Por isso, para escapar com vida, o macho precisa imobilizá-la completamente durante o acasalamento, prendendo suas patas. Ao menor descuido, ela pode arrancar e devorar a sua cabeça. O mais curioso é que, mesmo decapitado, o macho continua a copular. Sem o cérebro, ele “perde o medo da fêmea” e atua melhor.
  4. Depois do acasalamento, a aranha conhecida como “viúva-negra” simplesmente devora o seu companheiro. Ela pode liquidar dessa maneira até 25 pretendentes num só dia.
  5. Depois de fecundar a rainha, o órgão sexual do macho da abelha cai, e o bicho morre.
  6. Algumas espécies de moscas têm pênis tão grandes quanto o seu próprio corpo.
  7. O vaga-lume macho emite sinais luminosos para localizar a fêmea. Se ela é virgem, responde ao chamado. Caso contrário, a fêmea atrai machos de outras espécies, imitando seus sinais. Só que depois do acasalamento, eles são devorados por ela.

Leia também: O que são os feromônios e suas curiosidades

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

O chester é um dos pratos mais populares na ceia de Natal no Brasil. Você já viu um chester? Não a ave congelada, mas e a ave viva! Pouco se sabe sobre a vida do chester antes de chegar à mesa. Existem muitas teorias a respeito delas. Algumas pessoas comentam que é...

É verdade que as baleias cantam?

É verdade que as baleias cantam?

Muitas espécies de baleias cantam, sim! Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. O que não se sabe ao certo é qual a verdadeira finalidade de todo o repertório de músicas. Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga - tanto que os antigos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica