Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

16 de novembro de 2021

As espécies nativas ou brasileiras, como jataí, mandaçaia e arapuá, não possuem ferrão e, portanto, não oferecem perigo. Já as européias, que posteriormente foram cruzadas com as africanas e hoje recebem o nome de “africanizadas”, são muito perigosas! Algumas delas têm um ferrão com veneno muito poderoso.

Quando se sente ameaçada por um animal ou por uma pessoa, a abelha ataca, introduzindo uma parte do ferrão, chamado de estilete, no corpo da vítima. O ferrão é rígido e tem pontas que se parecem com pequenas serras. Ao sair voando, uma parte do corpo da abelha, o abdome, se rompe e parte de seu intestino fica preso no ferrão. Mesmo separado da abelha, o ferrão continua bombeando veneno.

A abelha ainda vive por 10 ou 15 minutos depois desse ataque suicida.

Leia também:
10 curiosidades sobre abelhas
Qual é a quantidade de mel que uma abelha consegue produzir?
Se o refrigerante diet não tem açúcar, por que as abelhas ficam rondando a latinha?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

É verdade que as baleias cantam?

É verdade que as baleias cantam?

Muitas espécies de baleias cantam, sim! Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. O que não se sabe ao certo é qual a verdadeira finalidade de todo o repertório de músicas. Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga - tanto que os antigos...

Roupinhas de “Round 6” para cães e gatos

Roupinhas de “Round 6” para cães e gatos

A loucura que tem sido o sucesso de "Round 6" ("Squid Game", no original), série sul-coreana exibida pela Netflix, chegou ao mundo pet. A Canis Club, marca de roupas para animais de estimação de Hong Kong, saiu na frente. Lançou as indumentárias verdes dos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This