Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que são os feromônios e suas curiosidades

24 de abril de 2019
  1. Feromônios são moléculas invisíveis, voláteis, que muitos animais usam para comunicar ao sexo oposto que querem copular. A descoberta foi do químico alemão Adolf Butenandt, em 1959.
  2. O bicho-da-seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir o recado da fêmea a até 11 quilômetros de distância.
  3. Quando o cio está próximo, as cadelas permitem que os machos as acompanhem. Os cães formam grupos atraídos pelo cheiro. Os que tentam cobri-las antes da hora são repelidos com rosnados e latidos. Entre tantos candidatos, ela escolhe o mais forte. Essa fama de seduzir um grupo inteiro deu à palavra “cadela” (em inglês, “bitch”) uma conotação negativa.
  4. A fase do “namoro” entre os cangurus pode durar de duas horas a três dias. Os machos seguem as fêmeas no cio, cheirando a região da bolsa (marsúpio), enquanto tocam a cauda das fêmeas com as patas dianteiras.
  5. As fêmeas dos percevejos conseguem o efeito contrário com o feromônio. Elas exalam essas substâncias para repelir os machos. As fêmeas mais jovens liberam feromônios que agem como bloqueadores de comunicação.

Leia também: Sexo no mundo dos insetos e invertebrados

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

O chester é um dos pratos mais populares na ceia de Natal no Brasil. Você já viu um chester? Não a ave congelada, mas e a ave viva! Pouco se sabe sobre a vida do chester antes de chegar à mesa. Existem muitas teorias a respeito delas. Algumas pessoas comentam que é...

É verdade que as baleias cantam?

É verdade que as baleias cantam?

Muitas espécies de baleias cantam, sim! Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. O que não se sabe ao certo é qual a verdadeira finalidade de todo o repertório de músicas. Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga - tanto que os antigos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Quem inventou o jogo de cartas Uno Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”?