Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre fósseis

24 de abril de 2019

1. O sonho de todo paleontólogo deve ser um só: tropeçar por aí com um punhado de fósseis de dinossauros jamais conhecidos e identificar uma nova espécie. Se esses cientistas têm de contar com uma boa dose de sorte no trabalho, seu dia-a-dia também é tomado por muita atividade braçal, já que têm de escavar e limpar os fósseis.

2. Com o decorrer do tempo geológico, uma sucessão de camadas de rochas vão se sobrepondo e, nelas, ficam registradas um pouco da história paleoambiental. Essas camadas fornecem dados sobre o clima, a hidrografia, a biogeografia e o ambiente geológico.

3. Para saber a idade de um fóssil, há duas formas. Em uma delas, os cientistas fazem datações radiométricas em rochas situadas próximas aos locais onde eles são encontrados. Em geral, onde há rochas sedimentares com a mesma idade dos dinossauros, encontram-se fósseis desses répteis.

4. Outra maneira é a chamada datação paleontológica, em que se analisam microfósseis como pólens e esporos visíveis apenas ao microscópio.

5. Fezes, ovos, pegadas e ossos. Cada um desses tipos de vestígio paleontológico fornece diferentes informações sobre os dinossauros. Pegadas, por exemplo, ajudam a entender a locomoção e o tamanho deles. Os ossos permitem o estudo da morfologia e, dependendo da quantidade e da preservação, ajudam a reconstruir o animal. A análise das fezes (os coprólitos) pode indicar algo sobre a dieta dos dinos: se eles eram carnívoros ou herbívoros.

6. O primeiro fóssil de um dinossauro foi encontrado em 1824. O cientista William Buckland encontrou uma mandíbula e alguns dentes. Ele batizou a espécie de Megalossauro, que significa “lagarto gigante”.

7. No mesmo ano, uma mulher encontrou um dente e entregou a seu marido, que colecionava fósseis. Acreditando que se tratava de um dentre de iguana, ele o classificou como “Iguanodonte”, nome que hoje identifica uma espécie.

8. O termo “dinossauro” foi inventado em 1842. A palavra significa “lagarto aterrorizante”.

9. A altura dos dinossauros é determinada pelo tamanho de seu fêmur. Os cientistas medem esse osso e multiplicam o valor por 5 para chegar à estimativa final.

10. Os fósseis mais antigos já encontrados correspondem a formas de vida de 3,8 milhões de anos de idade. Essa matéria foi encontrada na região da Dinamarca.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This