Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

É verdade que as baleias cantam?

18 de janeiro de 2022

Muitas espécies de baleias cantam, sim! Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. O que não se sabe ao certo é qual a verdadeira finalidade de todo o repertório de músicas. Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga – tanto que os antigos navegadores a chamavam de “canário do mar”!

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Outra espécie de grande intérprete de canções é a baleia jubarte, que pode ser encontrada na costa brasileira. Durante a temporada de reprodução, nos meses de agosto e setembro, as jubartes se encontram no litoral do Estado da Bahia. Os machos gastam a voz, provavelmente para atrair as fêmeas ou para afastar outros machos.

As canções são constituídas por frases, chamadas temas, cantadas em longas sequências de repetição. O canto difere entre as diferentes populações de baleias que existem no mundo e variam a cada temporada. Ou seja, a cada ano uma baleia aparece com um trecho novo na canção. Desse modo, depois de cinco anos, a canção torna-se totalmente nova.

Geralmente, os machos-cantores são observados sozinhos e, dependendo do local em que vivem, cantam canções diferentes. Por isso, podemos diferenciar baleias jubartes de lugares distintos. Recentemente foram registrados cantos parecidos entre baleias jubartes da costa brasileira e da costa africana, principalmente do Gabão. Isso levanta a hipótese de que, talvez durante a migração, os machos das duas diferentes populações tiveram a oportunidade de se encontrar e de trocar informações sobre temas, frases e canções pessoais.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

O chester é um dos pratos mais populares na ceia de Natal no Brasil. Você já viu um chester? Não a ave congelada, mas e a ave viva! Pouco se sabe sobre a vida do chester antes de chegar à mesa. Existem muitas teorias a respeito delas. Algumas pessoas comentam que é...

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

As espécies nativas ou brasileiras, como jataí, mandaçaia e arapuá, não possuem ferrão e, portanto, não oferecem perigo. Já as européias, que posteriormente foram cruzadas com as africanas e hoje recebem o nome de "africanizadas", são muito perigosas! Algumas delas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
A história do Hard Rock Cafe Curiosidades sobre o Biscoito Globo Como foi criada a Copa do Mundo Curiosidades sobre o Super Dínamo Os doutores mais famosos da ficção – parte 2