Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre as iguanas-marinhas

7 de julho de 2021

As iguanas-marinhas vivem no arquipélago de Galápagos, que pertence ao Equador. São animais bem diferentes das iguanas que temos no Brasil! Primeiramente pela aparência. As iguanas-marinhas têm o corpo atarracado e patas curtas. Os adultos possuem uma fileira de espinhos ao longo das costas, que se estendem da nuca até a cauda. Os machos têm espinhos mais longos e placas ósseas maiores no topo da cabeça.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

As iguanas-marinhas nem sempre são pretas, explica o biólogo Guilherme Domenichelli, criador do canal do YouTube “Animal TV”. Os adultos têm a coloração de acordo com a estação do ano. Durante a época de reprodução, elas podem ficar mais coloridas e brilhantes. Essas cores variam também nas subespécies e têm ligação com a ilha em que vivem. Em Española, Floreana, Pinta, Drawin e Santa Fé, por exemplo, elas são mais coloridas, com marcações rosas, vermelhas, laranjas e turquesas.  Os tons escuros permitem que as iguanas-marinhas absorvam rapidamente o calor, já que os répteis não conseguem manter a temperatura do corpo.

Medem de 12 a 56 cm de comprimento, mais a cauda, que fica entre 17 e 84 cm. O peso máximo dos machos adultos é de 12 quilos. São animais herbívoros e comem somente algas marinhas. Podem conseguir esse alimento nas rochas das praias, mas a maior parte fica dentro da água. Por isso, elas aprenderam a nadar super bem e se alimentam no fundo do oceano. Nadam de uma maneira muito elegante, movimentando a cauda lateralmente.

Para se livrar do sal absorvido enquanto se alimentam, as iguanas-marinhas excretam cristais de sal de uma forma concentrada por uma glândula nasal.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A vida dos incríveis insetos voadores

A vida dos incríveis insetos voadores

Quando falamos em animais voadores, logo imaginamos as aves. Realmente elas são mestres do ar. Algumas espécies fazem longos voos, com grandes altitudes e distâncias. Temos também os morcegos, exemplo de mamífero entre os bichos voadores. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This