Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre cobras

24 de abril de 2019
  1. As cobras comem a cada 15 dias, que é o tempo de digestão delas. O processo é lento, porque elas engolem o alimento inteiro, sem mastigar.
  2. No Brasil, existem quatro gêneros de cobras venenosas. A jararaca é responsável por 85% dos casos de picadas em seres humanos. Depois vêm a cascavel e a coral.
  3. As cobras sentem cheiros pela língua. O órgão é dividido em duas partes, para conseguir detectar odores que venham de lados diferentes.
  4. A extensão do bote de uma cobra corresponde a 1/3 do tamanho dela.
  5. A cobra-real é a maior cobra venenosa do mundo, chegando a medir 4 metros de comprimento. Uma única picada dessa cobra pode matar um elefante em 4 horas.
  6. Toda serpente produz substâncias tóxicas na boca, porém poucas têm a capacidade de injetá-las, por não possuírem dentes para isso. O veneno, misturado à saliva, só funciona na digestão dos alimentos. As cobras que conseguem injetar seu veneno são as chamadas de peçonhentas.
  7. As cobras são surdas. Elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo.
  8. Algumas cobrinhas estão prontas para sair do ovo entre 7 e 15 semanas depois da postura. Para quebrar a casca, elas usam um dente.
  9. A cada troca de pele da cascavel, surge um anel no chocalho, também chamado de guizo. A pele sai da cabeça para a cauda, onde uma parte fica presa, formando um dos anéis. Em cativeiro, a cascavel troca de pele de 3 a 4 vezes por ano.
  10. Isso é que é língua venenosa: 1 grama do veneno da naja é suficiente para matar 150 pessoas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

1 Comentários

1 Comentário

  1. u joaozinho

    eu gostei muito obrigado por me judar no trabalho da escola eu o agradeço muito muitomuito obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This