Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Boi-almiscarado ganhou nome por causa do cheiro

27 de abril de 2021

O boi-almiscarado é um animal nativo das regiões geladas do Canadá, da Groenlândia e do Alasca. São bichos muito fortes. Tanto o macho quanto a fêmea têm longos chifres curvados. Alcançam 2,5 metros de comprimento e 1,5 metro de altura no ombro. Os adultos podem pesar até 400 quilos. A coloração de sua pelagem é uma mistura de preto, cinza e marrom, e seus pelos são longos, quase alcançando o chão. Apesar do nome, os bois-almiscarados são mais próximos das cabras do que dos bois.  O nome vem do cheiro de almíscar, característico dos machos. Esse odor serve para eles atraírem as fêmeas.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Durante o verão, os bois-almiscarados vivem em áreas mais úmidas, principalmente vales próximos de rios. No inverno, migram para lugares altos, evitando a neve profunda, pois precisam escavar o gelo para procurar comida. Alimentam-se de gramas, juncos e outras plantas.

Os bois-almiscarados são sociais e vivem em rebanhos, geralmente ao redor de 10 a 20 animais (às vezes podem ter até 400!). O período de gestação é de 8 a 9 meses. Nasce somente um filhote, ele mama por um ano, mas pode começar a comer grama uma semana depois de nascer.

Também possuem um comportamento de defesa muito legal! Quando o bando se sente ameaçado, os machos e as fêmeas adultas formam um círculo em torno dos filhotes e dos jovens. Esta é uma defesa eficaz contra seus principais predadores, os lobos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?

As espécies nativas ou brasileiras, como jataí, mandaçaia e arapuá, não possuem ferrão e, portanto, não oferecem perigo. Já as européias, que posteriormente foram cruzadas com as africanas e hoje recebem o nome de "africanizadas", são muito perigosas! Algumas delas...

Roupinhas de “Round 6” para cães e gatos

Roupinhas de “Round 6” para cães e gatos

A loucura que tem sido o sucesso de "Round 6" ("Squid Game", no original), série sul-coreana exibida pela Netflix, chegou ao mundo pet. A Canis Club, marca de roupas para animais de estimação de Hong Kong, saiu na frente. Lançou as indumentárias verdes dos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This