Curiosidades sobre gatos de estimação

5 de março de 2021
  1. Os gatos começaram a ser domesticados no Egito antigo, cerca de 4 mil anos atrás. Os egípcios adoravam esses felinos como se fossem deuses e, por isso, matar um gato era crime punido com morte. Quando morriam, os gatos eram mumificados e em seus túmulos eram colocados ratos embalsamados. O dono costumava raspar as sobrancelhas em sinal de luto.
  2. Na Idade Média, o gato era considerado um animal maldito, que atraía desgraça.
  3. O gato doméstico tem 19 pares de cromossomos e cerca de duzentos tipos de defeitos genéticos, como, por exemplo, a hemofilia, doença que impede a cicatrização e faz com que os portadores sofram hemorragia.
  4. O gato arqueia o corpo e eriça os pelos quando se sente acuado. Assim, ele tenta dar a impressão de que é maior e mais perigoso para afugentar o inimigo.
  5. Um gato tem 245 ossos.
  6. As pupilas desses felinos são muito sensíveis aos raios ultravioleta, o que os capacita a ver coisas que os humanos não conseguem ver.
  7. Mesmo caindo do 10º andar de um prédio, um gato tem 90% de chances de sobreviver, tamanha a elasticidade e agilidade de seu corpo.
  8. Eles conseguem mexer as orelhas separadamente a 180 graus. Para isso, movem 32 músculos.
  9. Nas axilas, eles têm uma pele que funciona como um paraquedas quando saltam.
  10. Os gatos domésticos podem correr a uma velocidade de até 50 km/h. Acredita-se que no Brasil existam em torno de 11 milhões de gatos.

Artigos Relacionados

O primeiro dinossauro brasileiro

O primeiro dinossauro brasileiro

Fósseis atribuídos a dinossauros são encontrados no Brasil desde o início dos anos 1900. A primeira espécie oficialmente descoberta foi a Staurikosaurus Pricei, descrita em 1970. O dinossauro de 2 metros de comprimento e carnívoro foi encontrado no Rio Grande do Sul....

Qual é o inseto mais perigoso que existe?

Qual é o inseto mais perigoso que existe?

Existem vários insetos perigosos no mundo todo. Podemos dividi-los em dois grupos: aqueles que transmitem doenças e os que possuem veneno. Os insetos que causam doenças são espécies de mosquitos que transmitem a febre amarela, a dengue e a malária. [yotuwp...

Qual é o animal com os maiores chifres?

Qual é o animal com os maiores chifres?

Qual é o bicho com o maior chifre na natureza? Os chifres de alguns animais são usados para impressionar as parceiras e os parceiros e, principalmente, para se defender. É difícil saber qual é a espécie de animal selvagem com os maiores chifres entre todos. Os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This