Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Animais registram seu olhar pelas lentes de uma GoPro e fotos viram livro

13 de abril de 2015

Qual é a visão de Fred sobre o mundo? Essa era a grande dúvida do fotógrafo americano Chris Keeney. Chris pegou uma câmera GoPro, colocou no pescoço de seu chihuahua, ativou o disparador automático e foi dar um passeio com ele. “As fotos ficaram ótimas”, afirmou Chris para o Blog do Curioso. “Então decidi que poderia fazer mais passeios como aquele”. Surgia ali a ideia para criar o “PetCam: O Mundo Visto Pelas Lentes do Nossos Amigos de Quatro Patas”, livro composto por 100 fotos tiradas por vinte animais, entre eles cachorros, gatos, vacas e até um porco (ainda sem edição no Brasil).

Chris_Keeney_06

As câmeras eram penduradas nos pescoços dos animais e tiraram fotos automaticamente

A paixão de Chris por cachorros começou na infância. O golden retriever Happy foi um de seus primeiros amigos. “Ele era amado por todos na família”, lembra o fotógrafo. “O nome dele condizia muito com a sua personalidade.” Quando o americano ingresso no curso de Artes do Instituto de Tecnologia de Rochester, o principal alvo de suas lentes eram os cachorros. Em vez de usar as suas mãos para fazer os retratos, ele preferiu que os próprios animais passassem a fotografar os seus horizontes. “Tive que cortar milhares e milhares de fotos para o livro”, conta. “Algumas não tinham nexo nenhum, já outras ficaram incríveis.”

astro-dog-2

Foto tirada pelo cachorro Astro, na Califórnia

Para fazer as imagens, já que os animais têm deficiência no entendimento de apertar botões, Chris preparou a máquina para tirar fotos em intervalos de tempo. O aparelho funciona até a bateria ou a memória acabar. As fotos não foram tiradas somente por Chris. Amigos de outros países o ajudaram. As câmeras foram colocadas em vacas suíças, gatos alemães e porcos californianos, mas o seu “fotógrafo favorito” é indiscutível. “Certamente foi o Fred”, elenca (no momento em que respondia as perguntas por email, Chris contou que estava deitado na cama com o cachorrinho).

vaca

A vaca Fiona retratou sua amiga Adrianna

Tecnicamente, para conseguir boas fotos, Chris afirma que os takes precisam ser  feitos em locais bem agitados. “Espero que esse livro faça as pessoas usarem mais o tempo livre com seus animais e os levem para conhecer o mundo”, conclui. “Até pelos olhos dos próprios animais.”

Taken by Astro, Chichuahua, San Diego, California.

Astro retratou um amigo que fez na rua

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres podem comer carne podre e potencialmente contaminada sem ficarem doentes? O ácido do estômago deles está entre os mais corrosivos do reino animal. Os abutres podem digerir carne contaminada - com coisas como botulismo, antraz e cólera - sem adoecer e,...

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como...

Como as minhocas respiram debaixo da terra?

Como as minhocas respiram debaixo da terra?

As minhocas não têm nariz e não possuem pulmões, mas conseguem respirar mesmo vivendo debaixo da terra. "Elas respiram de uma maneira diferente, através da pele", explica o biólogo Guilherme Domenichelli, autor de "Girafa tem torcicolo?". "É a chamada respiração...

2 Comentários

2 Comentários

  1. mirelli barbosa

    aonde eu compro o livro

    Responder
  2. mirelli barbosa

    aonde eu compro o livro

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This