Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os peixes bebem água?

24 de abril de 2019

Os peixes precisam de água fresca como qualquer outro animal e eventualmente acabam bebendo a água dos mares ou rios pelos quais nadam. Sim. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Uma enguia, por exemplo, toma o equivalente a uma colher de sopa de água por dia. Os peixes também retiram certa quantidade de água dos alimentos. Por viverem em meio líquido, não precisam beber água para hidratar a pele, como fazem os animais terrestres. No entanto, a principal fonte de obtenção de água para os peixes é a osmose.

Os peixes possuem pequenos buracos em sua membrana porosa (como se fosse a pele do ser humano) e é por esses buracos que a água entra para o corpo do animal.  O movimento de osmose equilibra a concentração dessa solução de água e sal dos lados de fora e de dentro da membrana semiporosa.

Os peixes costumam beber mais água quando vivem em águas salgadas porque, pela maior concentração de sal presente na água, o movimento natural de osmose não repõe por completo o nível de água do qual o peixe precisa. A reposição, então, é feita continuamente consumindo o líquido pelo método mais simples.

Na água doce, em contrapartida, o movimento de osmose é suficiente. Ainda assim, os peixes acabam bebendo água quando abrem a boca para comer.

Leia também:
Os peixes têm ossos?
Os peixes dormem?
Os peixes fazem xixi?
Um peixe de água salgada vive na água doce?
O peixe sente dor quando é fisgado pelo anzol?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Pterossauro ganha nome em homenagem à Mulher-Maravilha

Pterossauro ganha nome em homenagem à Mulher-Maravilha

O paleontólogo e paleoartista Ariel Milani Martine apresenta a mais nova descoberta na área: o kariridraco dinae, o pterossauro que viveu há 100 milhões de anos na Chapada do Araripe, no Nordeste braslleiro. "Kariri" é uma referência à etnia indígena da região....

Como os cachorros se comunicam entre si

Como os cachorros se comunicam entre si

A exemplo dos lobos, os cachorros, que são seus descendentes, também se comunicam pela voz. Eles não conseguem uivar, mas latem. Cada latido tem um significado diferente. Existem latidos específicos para medo, raiva, fome, paquera e muito mais. Outra maneira muito...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This