Os peixes precisam de água fresca como qualquer outro animal e eventualmente acabam bebendo a água dos mares ou rios pelos quais nadam. Sim. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Uma enguia, por exemplo, toma o equivalente a uma colher de sopa de água por dia. Os peixes também retiram certa quantidade de água dos alimentos. Por viverem em meio líquido, não precisam beber água para hidratar a pele, como fazem os animais terrestres. No entanto, a principal fonte de obtenção de água para os peixes é a osmose.

Os peixes possuem pequenos buracos em sua membrana porosa (como se fosse a pele do ser humano) e é por esses buracos que a água entra para o corpo do animal.  O movimento de osmose equilibra a concentração dessa solução de água e sal dos lados de fora e de dentro da membrana semiporosa.

Os peixes costumam beber mais água quando vivem em águas salgadas porque, pela maior concentração de sal presente na água, o movimento natural de osmose não repõe por completo o nível de água do qual o peixe precisa. A reposição, então, é feita continuamente consumindo o líquido pelo método mais simples.

Na água doce, em contrapartida, o movimento de osmose é suficiente. Ainda assim, os peixes acabam bebendo água quando abrem a boca para comer.

Leia também:
Os peixes têm ossos?
Os peixes dormem?
Os peixes fazem xixi?
Um peixe de água salgada vive na água doce?
O peixe sente dor quando é fisgado pelo anzol?