Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre sapos

24 de abril de 2019
1. Têm duas glândulas de veneno na pele, uma atrás de cada olho, que só são ativadas quando apertadas.

2. Para coaxar, inflam e esvaziam a boca, formando um papo. No vaivém entre o papo e os pulmões, o ar faz as cordas vocais vibrarem. Em geral, o coaxar é o chamado dos machos na época do acasalamento.

3. São controladores naturais de muitas pragas, já que podem comer até 100 insetos por dia.

4. O sapo cururu é um dos maiores do mundo. Ele vive na Amazônia, local com a maior diversidade de sapos do planeta. Pode pesar até 1 quilo e medir 30 centímetros.

5. O sapo-parteiro macho, depois de fecundar a fêmea, carrega cerca de 50 ovos cuidadosamente colocados em suas patas traseiras por até um mês. Quando os girinos estão prontos para nascer, ele os deposita na água.

6. Os sapos são capazes de capturar alimentos com a língua e não conseguem ficar com os olhos abertos quando vão engolir, porque o processo acaba forçando suas pálpebras para baixo.

7. Os sapos têm a capacidade de inchar tanto que, quando são capturados por outro animal, eles podem usar esse recurso para matar seu predador por asfixia.

8. Dos ovos dos sapos nascem girinos, que têm características tanto de sapo quanto de peixe. Eles vivem na água e sofrem diversas metamorfoses até, finalmente se tornarem sapos.

9. Os sapos têm sangue frio. Isso significa que a temperatura de seu corpo é controlada pela temperatura ambiente – seja da água ou do ar. Quando o corpo fica muito frio, os sapos arrumam um lugar ao sol para se esquentarem.

10. Eles podem ser encontrados no mundo inteiro, com exceção da Antártida.

Nota de transparência: os links acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas o veículo pode ganhar uma comissão da Amazon.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

3 Comentários

3 Comentários

  1. Silvio cesar bastos

    Gostei,falando sobre as curiosidades,gostei, mas só devia reduzir a quantidade de anuncios

    Responder
    • Marcelo Duarte

      Muito obrigado por acompanhar o site do Guia dos Curiosos! Obrigado também por seu comentário! A publicidade é importante para continuarmos oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente para você. Muitos portais cobram mensalidade para acesso ao conteúdo e ainda têm muito mais publicidade. Temos procurado ainda fazer uma seleção de bons e éticos anunciantes. Muito obrigado pela compreensão. Abraços de toda a equipe

      Responder
  2. miguel henrriqui soares pena

    os sapos sao animais que sabi sevira sozinho

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This