Dedão – Cascavel (PR)

Estátuas e monumentos curiosos 1

O nome oficial da obra do escultor cascavelense Dirceu Rosa. de 1997, é “Um por Todos, Todos por Um”. A obra é formada por centenas de dedos entrelaçados. Ganhou o apelido de “Dedão”.

Disco Voador – Varginha (MG)

Estátuas e monumentos curiosos 2

Em 2001, cinco anos depois que três meninas disseram ter visto um ET, uma caixa d’água da cidade, a 12 metros de altura, ganhou a aparência de um disco voador.

Garrafona de Água Mineral – Lindóia (SP)

Estátuas e monumentos curiosos 3

Inaugurada em 1978, ela fica na avenida principal da cidade e é o ponto turístico mais fotografado da cidade a 112 km de São Paulo.

Bauruzinho – Bauru (SP)

Estátuas e monumentos curiosos 4

Uma homenagem ao estudante bauruense que criou o sanduíche com o nome da cidade. Criada em 2008 pelo ilustrador Adelmo Barreira, ela já foi vítima de vandalismo e sequestro.

Porco Ensebado – São Paulo (SP)

Estátuas e monumentos curiosos 5

Está no Parque do Ibirapuera desde 1970. A escultura do italiano Ricardo Cipicchia, de 1950, também é chamada de “A pega do porco”. Duas crianças tentam pegar um porco lambuzado em sebo.

Monumento da Linguiça – Maracaju (MS)

Estátuas e monumentos curiosos 6

A mascote da Festa da Linguiça é um gomo de linguiça segurando um espeto da famosa linguiça local (carne bovina e um toque especial de laranja azeda). Fica na entrada da cidade e mede 6 metros de altura.

Monumento do boné – Apucarana (PR)

Monumento do boné - Apucarana (PR)
Chamada de “Capital Nacional do Boné”, a cidade inaugurou o bonezão de 9 m de largura, 14 m de comprimento (com a aba) e 5 m de altura  no final de 2008.

Estátua de Simplício – Itu (SP)

Estátua de Simplício - Itu (SP)

A Praça dos Exageros tem uma estátua gigante do humorista Simplício, que criou o menino Rosauro, sempre com a camisa do Ituano, que dizia que tudo na cidade era grande.

Cocozão – Ponta Grossa (PR)

Monumento dos Campos Gerais

Era uma homenagem às formações rochosas da região. Seu nome era  “Monumento dos Campos Gerais”. Foi incendiado em 2009 e não existe mais.

Monumento Cacho de Uva – Marialva (PR)

Monumento Cacho de Uva - Marialva (PR)

O cacho de uva de 17,8 metros de altura fica em Marialva, a capital da uva fina. Seu autor é o escultor cearense Gilberto Gomes Moura.

Peladão – Maringá (PR)

Peladão - Maringá (PR)
Inaugurado em 1972, o “Monumento ao Desbravador” tem 7 metros de altura. Só que a figura do homem nu chocou a cidade. Por isso, ele ganhou um providencial ramo de folhas.

Menino da Porteira- Ouro Fino (MG)

MENINO DA PORTEIRA EM OURO FINO - MG
O monumento com 10 m de altura e 16 m de comprimento fica na entrada principal da cidade. Foi inaugurada em 2001 e presta homenagem a um grande sucesso musical de 1955.