A primeira roda gigante do mundo está prestes a completar 120 anos. A atração surgiu em Chicago, Estados Unidos, em junho de 1893. O então presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland, estava empenhado em criar um monumento que competisse com a Torre Eiffel, inaugurada em Paris seis anos antes. A roda gigante de Cleveland, que comportava 2.160 pessoas por passeio, não se tornou um ícone como a torre francesa (hoje, só existe uma réplica reduzida dela), mas certamente inspirou engenheiros mundo afora a aprimorar a invenção.

RODA0GIGANTE

Em homenagem à data, o site da revista de turismo norte-americana Travel & Leisure publicou uma lista das 10 rodas gigantes mais legais do mundo. Nós escolhemos as cinco mais curiosas. A lista completa você confere neste link.
1. Wiener Riesenrad (Viena, Áustria)
A roda gigante foi construída no século 19, alguns anos depois da inauguração da atração de Chicago. A construção de 65 metros de altura foi, por 65 anos, a maior roda gigante do mundo. Trata-se da roda gigante que conseguiu o feito por mais tempo consecutivo. O que torna sua história ainda mais intrigante é que, apesar de a cidade de Viena ter sido praticamente devastada durante a Segunda Guerra Mundial, o brinquedo permaneceu quase que intacto. Hoje, quinze dos 30 vagões em atividade são originais do século 19.
2. Big O (Tóquio, Japão)
Esta roda gigante japonesa tem um projeto arquitetônico bastante curioso: construída ao redor do trilho de uma montanha-russa do parque temático Tokyo Dome City, a roda não possui um eixo axial. Além de enfrentar a altura da atração, os passageiros ainda encaram o tremer dos trilhos depois que os vagões da montanha-russa Thunder Dolphin passam a nada menos do que 130 km/h. A maluquice foi inaugurada em 2003.
3. Singapore Flyer (Cingapura)
A mega construção de 165 metros de altura foi inaugurada em agosto de 2008, com uma festa grandiosa. Para se ter ideia, o ingresso para dar uma volta no brinquedo na noite em que ele foi aberto custava cerca de 10 mil reais. Cada um dos vagões comporta um grupo de 28 pessoas, que consegue avistar até ilhas da Indonésia durante o passeio de 30 minutos. Por ter batido o recorde de maior roda gigante do mundo, a Singapore Flyer já é bastante curiosa. Um detalhe especial dá ainda um charme extra à atração: sua rotação é guiada pelas leis do feng-shui. No ano de inauguração, a roda girava no sentido anti-horário; hoje, se move ao contrário.
4. Pacific Wheel (Califórnia, Estados Unidos)
A atração do píer da cidade de Santa Monica é a única roda gigante 100% movida a energia solar no mundo. Além de ser responsável pelo trabalho mecânico da roda gigante, a energia do sol também é armazenada para dar conta de um espetáculo noturno de 160 mil lâmpadas de LED que cobrem o brinquedo. A roda gigante sustentável foi inaugurada em 2008.
5. Tianjin Eye (Tianjin, China)
A roda gigante de 120 metros de altura da cidade chinesa de Tianjin não seria tão curiosa se não estivesse instalada sobre uma ponte. A ponte Yongle, que conecta as duas margens do rio Hai, tem um tráfego de automóveis bastante movimentado. Desde 2008, a roda gigante completa uma volta a cada 30 minutos. A atração abriga 8 passageiros em cada uma de suas 48 cápsulas.