Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Século 19

24 de abril de 2019

1827
O francês Joseph Nicéphore Niépce obtém a primeira imagem fixada pela ação da luz (princípio da fotografia) ao captar em uma lâmina de estanho a imagem de um celeiro e de uma árvore. O processo demorou 8 horas para ser finalizado.

1830
Fixando uma agulha em uma roda ligada a uma barra que se movimentava para cima e para baixo, o francês Barthélemy Thimonnier cria a máquina de costura.

1837
O primeiro telégrafo elétrico é inventado pelos ingleses W. Cooke e C. Wheatstone.

1838
O físico alemão Moritz Hermann von Jacobi construiu o primeiro motor elétrico. O mecanismo foi usado para mover um pequeno barco a remo.

1840
Um novo código de telégrafo é criado pelo norte-americano Samuel Morse, substituindo o usado por Cooke e Wheatstone.

1850
O médico norte-americano John Gorrie, procurando um meio de produzir gelo (que pendurava em sacos e usava para tornar o ar do hospital que trabalhava mais fresco), constrói uma máquina a vapor capaz de resfriar o ar: a geladeira.

1851
O inventor norte-americano Elisha Graves Otis solicita a patente do elevador.

1867
É lançado o primeiro modelo de máquina de escrever. A invenção do norte-americano Christopher Latham Sholes escrevia só em letras maiúsculas.

1869
O tipógrafo John Wesley Hyatt desenvolve o celulóide, precursor dos plásticos atuais, para um concurso que procurava um substituto para o marfim na produção de bolas de bilhar.

1871
O norte-americano Ives McGaffey cria o protótipo do aspirador. Ele consiste em uma bomba de ar virada para trás.

1876
Alexander Graham Bell consegue a patente do telefone. Ele deu sorte de chegar 2 horas antes que Elisha Gray, outro inventor que estava trabalhando na criação de um aparelho semelhante e também foi registrá-la no mesmo dia.

1877
O inventor norte-americano Thomas Edison inventa a vitrola.

1879
Thomas Edison desenvolve a primeira lâmpada, que ficou acesa por 45 horas seguidas.

1893
O americano Henry Ford lança o primeiro carro movido a gasolina.

1895
Os irmãos Auguste e Louis Lumiére realizam em Paris (França) a primeira exibição de imagens em movimento, que levou à criação do cinema. O italiano Guglielmo Marconi registra a invenção do rádio, apesar do padre brasileiro Roberto Landell de Moura ter transmitido sua voz em uma máquina inventada por ele em 1893.

1897
Para aliviar as dores reumáticas de seu pai, o químico alemão Felix Hoffman chega a fórmula estável do ácido acetilsalicílico, a aspirina.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Década de 1960 e 1970

Década de 1960 e 1970

  1964 Foi fechada a Rádio Mayrink Veiga. 1965 O Brasil foi integrado ao Sistema Intelsat. 1968 Saiu do ar o programa Repórter Esso. Apareceram as primeiras emissoras FM. 1971 Foi inaugurada a rádio Eldorado FM. 1977 Foi inaugurada a Rádio Cidade FM Rio de...

O pano feito de linho é uma relíquia da tradição católica e objeto de discussões entre cristãos, cientistas e historiadores. Amarelado, com 4,4m de comprimento por 1,2m de largura, o pano exibe a imagem de um homem...

Curiosidades

Curiosidades

  Os maiores seios do mundo pertencem a uma dona-de-casa belga. São 2,20 metros de busto. Somados, seus dois peitos pesaram 45 quilos. Alguns escravos que vieram da África para o Brasil, especificamente de Angola, pertenciam à tribo dos quimbundos. Os homens (e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
A história do Hard Rock Cafe Curiosidades sobre o Biscoito Globo Como foi criada a Copa do Mundo Curiosidades sobre o Super Dínamo Os doutores mais famosos da ficção – parte 2