Beijo Imagens – Download Grátis no FreepikO Dia Internacional do Beijo é comemorado em diversas datas. No Brasil, a data escolhida foi o 13 de abril. Não se sabe exatamente o motivo da escolha da data. Há duas explicações falsas circulando pela internet. A primeira fala de uma competição chamada “Kissathon”, maratona de beijos de longa duração, que teria sido realizada em 13 de abril de 1990 na cidade de Pattaya, na Tailândia. A competição de fato existiu, mas em 14 de fevereiro de 2011, Dia dos Namorados na maioria dos países.

O casal Ekkachai e Laksana Tiranarat ficou com os lábios colados por 46 horas, 24 minutos e 9 segundos. O recorde anterior era de pouco mais de 32 horas. Os dois tailandeses bateram o próprio recorde em 14 de fevereiro de 2013, com um beijo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos.

As regras da competição eram bem severas: os competidores deveriam ser casados, precisam ficar em pé o tempo todo e, para tomar água ou ir ao banheiro, não poderiam desgrudar os lábios. A segunda explicação falsa cria uma história fantasiosa de um italiano autoproclamado “maior beijoqueiro da cidade”, chamado Enrique Porchelo, que teria sido desmascarado pelo padre local em 13 de abril de 1882.

Outra explicação para a escolha do mês de abril para a comemoração, mas sem qualquer comprovação, foi o lançamento do curta-metragem “The Kiss” em 1896. O filme, de apenas 18 segundos, mostra os atores May Irwin e John Rice representando o beijo do ato final da peça “The Widow Jones”. Um dos primeiros a ser exibido comercialmente nos Estados Unidos, o curta foi produzido e distribuído pelos Edson Studios, de Thomas Edison.

Para os ingleses, o Dia do Beijo é 6 de julho. Em algumas partes do mundo, porém, 6 de julho é considerado o Dia Internacional do Beijo Roubado. Nos Estados Unidos, o Dia Nacional do Beijo é comemorado em 22 de junho. Na Índia, por sua vez, costuma-se celebrar o Dia do Beijo em 13 de fevereiro, véspera do Dia de São Valentim.