Iuri Alieksieievitch Gagarin

O Sputinik foi o primeiro satélite artificial da Terra, lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957. Um mês depois, a nave Sputinik II colocou em órbita a primeira criatura viva, a cadela Laika.

O astronauta soviético Iuri Alieksieievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Foi no dia 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4.725 quilos. O passeio durou 1h48.

Em dezembro de 1993, a galeria Sotheby’s, em Nova York, leiloou um grande lote de peças dos tempos gloriosos do programa espacial soviético. O uniforme usado por Iuri Gagarin foi arrematado por 112.500 dólares. Ele morreu num acidente de avião em 1968.

A empresa norte-americana Transorbital lançou em 2004 o serviço de envio de objetos para a Lua. O pacote, de 2.500 dólares, aceita jóias, cartas, documentos e até cinzas de entes queridos. Os bens são colocados em cápsulas e levados ao satélite da Terra por meio de uma nave-satélite.

Desde 1980, a agência imobiliária Lunar Embassy vende terrenos em Vênus, em Marte e na Lua. Mais de 2 milhões de pessoas já adquiram parte dos 1.640 milhões de metros quadrados representados pela companhia.

O primeiro turista espacial a entrar em órbita foi o milionário americano Denis Tito em abril de 2001. Ele é um ex-engenheiro da Nasa, mas foi para o espaço a bordo de uma espaçonave russa, a Soyuz. O turista pagou 20 milhões de dólares para passar uma semana orbitando em volta da Terra.

A primeira mulher a entrar para o hall de turistas espaciais foi a americana Anousheh Ansari, que viajou para o espaço em setembro de 2006. Ela conseguiu antecipar a viagem graças ao boletim médico do programa espacial russo, que considerou que o empresário japonês Daisuke Enomoto não estava em condições de realizar o passeio. O empresário teve que ceder sua vaga.