Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

1920 a 1936

24 de abril de 2019

 

1920

O americano John Kelly arrebatou três das cinco medalhas de ouro em remo. Ele seria pai de Grace Kelly, que brilharia como atriz de Hollywood antes de casar com o príncipe Rainier, tornando-se princesa de Mônaco.

Bevil Rudd, o sul-africano que venceu os 400 metros, passava o dia fumando cachimbo e tomando cerveja, enquanto seus adversários treinavam.

1924

A história do inglês Harold Abrahams na prova de 100 metros foi transportada para o cinema em Carruagens de Fogo. Os estudiosos, porém, apontaram algumas falhas no roteiro. Uma delas mostrava que Abraham queria vencer os 100 metros para se redimir de seu fracasso na prova dos 200 metros. Na verdade, os 100 metros foram disputados antes.

Jackie Fields e Joe Salas eram dois amigos boxeadores que viviam juntos em Los Angeles. Quis o destino que eles se encontrassem na disputa pela medalha de ouro na categoria galo. Fields venceu e saiu correndo para o vestiário, onde ficou chorando de tristeza pela derrota do amigo.

1928

O remador australiano Henry Pearce enfrentou um desafio diferente para ganhar a prova de single skiff. A poucos metros da chegada, uma família de patos cruzou seu caminho.

James Ball perdeu a final dos 400 metros para Ray Barbuti ao cometer o erro clássico de virar a cabeça para checar a posição dos adversários.

1932

A equipe brasileira de polo aquático foi desclassificada depois de aplicar uma surra no juiz da partida contra a Hungria.

O marinheiro brasileiro Adalberto Cardoso, inscrito nos 10.000 metros, viajou de carona de San Francisco até Los Angeles. Chegou ao estádio 10 minutos antes da prova, vestiu o uniforme e correu. Chegou em último lugar, mas foi bastante aplaudido pelo público.

1936

O jornal nazista Der Angriff publicava todos os dias a relação das provas e excluía todas as medalhas conquistadas por atletas negros.

O salto com vara teve uma disputa sensacional pela medalha de prata entre os japoneses Shuhei Nisihida e Sueo Oe. Nisihida ficou com a prata e Oe, com o bronze. De volta ao Japão, no entanto, eles fundiram suas medalhas e ficaram, cada um, com uma medalha mista de prata e bronze.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Século 18

Século 18

1706 O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa o primeiro motor a vapor, para ser usado em uma mina de carvão. 1714 É inventado o termômetro de mercúrio pelo cientista alemão Gabriel Fahrenheit. 1769 Ao fazer melhorias em...

   Lee Harvey Oswald nasceu no dia 18 de outubro de 1939, em Nova Orleans, Louisiana. Ele era um ex-fuzileiro naval e viveu cerca de três anos na ex-União Soviética antes de voltar para os Estados Unidos, em junho de 1962. Ele foi preso 1 hora e 20 minutos depois...

Século 19

Século 19

1827 O francês Joseph Nicéphore Niépce obtém a primeira imagem fixada pela ação da luz (princípio da fotografia) ao captar em uma lâmina de estanho a imagem de um celeiro e de uma árvore. O processo demorou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This