GARFIELD

1. A primeira aparição de Garfield, o gato que “odeia segunda-feira”, aconteceu no dia 19 de junho de 1978 [uma segunda-feira, acredite!]. A primeira tirinha foi publicada em 41 jornais dos Estados Unidos. No Brasil, elas só chegaram em 1985.

2. Garfield foi batizado em homenagem ao avô do cartunista, John Garfield Davis, que morreu quando Jim Davis tinha 6 anos. Segundo ele, seu avô, assim como Garfield, era “ranzinza por fora”, mas tinha “um coração mole por dentro”.

3. Ele adora comer lasanha. Garfield nasceu na cozinha de um restaurante italiano, por isso gosta tanto de massas.

4. É extremamente preguiçoso e tem alergia às segundas-feiras. Segundo o gato, elas seriam melhores “se começassem mais tarde”.

5. Vive humilhando seu dono, Jon Arbuckle, e seu fiel companheiro, o cachorro Oddie. Aliás, já declarou que os “cachorros são a forma que a natureza encontrou para nos dizer que poderíamos estar em pior situação”.

6. Garfield é do signo de Gêmeos. Seu criador, Jim Davis, é leonino.

7. As tirinhas do Garfield são publicadas em 2.500 jornais em 111 países e lidas diariamente por cerca de 260 milhões de pessoas.

8. O site “Garfield Minus Garfield” publica as tirinhas subtraindo digitalmente o gato. O resultado são histórias surpreendentemente reflexivas e melancólicas, focadas no depressivo Jon Arbuckle. Criado pelo irlandês Dan Walsh, o site tornou-se sucesso imediato e ganhou uma versão em livro.

9. A estreia de Garfield na TV aconteceu no programa “Here Comes Garfield”, em 1982. Ao longo da década de 80, os desenhos ganharam 3 prêmios Emmy.

10. No filme de 2004, Garfield fala “Eu amo o cheiro de  torta de maçã pela manhã”. A fala é uma referência ao filme “Apocalipse Now!”, do diretor Francis Ford Coppola, em que um soldado americano na Guerra do Vietnã diz “Eu amo o cheiro de napalm pela manhã.”