O primeiro programa de culinária da televisão brasileira, “Veja como se cozinha”, foi ao ar pela TV Tupi- Difusora, às 17 horas de 4 de outubro de 1951. Ele era apresentado por Marialice Prestes, filha de Júlio Prestes, presidente eleito do Brasil em 1930, que foi vítima de um golpe e não assumiu. Em 1945, Marialice Prestes lançou o livro “Problemas do lar”, pela Editora O Cruzeiro, dedicado às senhoritas que pretendiam se casar e às senhoras já casadas. O livro fez tanto sucesso que, em 1951, Marialice Prestes inaugurou em São Paulo a Escola Santa Rita, que tinha um curso de educação doméstica, que, entre outras coisas, dava aulas de culinária. Por causa do sucesso do livro e do curso, Marialice foi convidada para dar as aulas na TV. “Veja como se cozinha” ficou no ar até 1958.
Em 1961, o programa retornou à TV Tupi, com o mesmo nome, só que exibido às 13h15, antecedendo o “Revista Feminina” e com uma nova apresentadora. Era Ofélia Anunciato, que comandou a atração até 1963, quando o programa foi transformado em um quadro dentro do “Revista Feminina”.
Outro programa pioneiro foi apresentado pelo mestre-cuca (ainda não se usava o francês chef) Francisco Ribeiro Wright, mais conhecido como Chico Wright. A estreia aconteceu em 18 de setembro de 1955, na TV Rio. O programa não tinha um nome. Jornais como “Correio da Manhã”, “A Noite” e “Última Hora” citavam as “genialidades culinárias” de Chico Wright na TV., patrocinadas pela Ultragaz. Só em 1957 o programa foi batizado de “Clube dos Gourmets” e permaneceu no ar até 1960.
A primeira grande estrela dos programas de culinária da TV foi Helena Borroul Sangirardi. Ela iniciou sua carreira nos anos 1940 como locutora da Rádio Tupi. Logo depois passaria a ter um programa produzido e escrito por ela, que era dividido em vários quadros. Um deles era “Lar Doce Lar”, em que Helena Sangirardi dava receitas culinárias. Em 1949, ela lançou o livro “A Alegria de cozinhar”. O sucesso do livro, das colunas em revistas e de seus programas de rádio a levaram à televisão. Em 20 de abril de 1956, Helena Sangirardi estreou o programa “Sirva-se de bons pratos”, pela TV Paulista (Canal 5). Foi exibido por cinco anos. Depois, em 1957, ela passaria a comandar o “A Alegria de Cozinhar”, pela TV Rio, no ar até 1963.
Ofélia Anunciato ensinou receitas por 40 anos
Uma das culinaristas mais longevas da TV brasileira foi Ofélia Anunciato (1924-1998). Foram 40 anos ininterruptos apresentando receitas pela televisão. Ofélia iniciou a carreira em 11 de fevereiro de 1958 na TV Santos, que pertencia às Organizações Victor Costa, mesmo grupo da TV Paulista. No mesmo ano, Ofélia foi contratada pela TV Tupi, onde apresentou suas receitas no “Revista Feminina”, primeiro programa feminino da TV brasileira, até 1967. Em 1968, Ofélia ganhou seu próprio programa na TV Bandeirantes, “Cozinha Maravilhosa de Ofélia”, que ficou no ar até 1998, ano de sua morte, aos 73 anos.
Magalhães Júnior, especial para o “Você é Curioso?” (17/03/2018)
O que você vai ouvir:
Ofélia Anunciato abre o programa “Cozinha Maravilhosa de Ofélia” e diz que receitas irá preparar.