Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O Show de Roy Rogers: o primeiro seriado de caubói exibido na TV brasileira

5 de maio de 2020

“O Show de Roy Rogers” foi a primeira série de caubói da TV brasileira. Estreou no Brasil em fevereiro de 1958 pela TV Record. No início, era veiculada em inglês e legendada. Só depois de 2 anos é que passou a ser dublada.

A série era ambientada na cidade fictícia de Mineral City. Roy Rogers era fazendeiro e costumava frequentar um pequeno restaurante chamado Eureka Café, tocado pela proprietária, Dale Evans, e o atrapalhado cozinheiro, Pat Brady. O trio de amigos participava de todas as aventuras. Aqui uma curiosidade: os nomes dos três protagonistas eram os nomes reais dos artistas.

Um jipe que tinha vontade própria

“O Show de Roy Rogers” tinha ainda três personagens fixos não humanos:  Trigger, o cavalo adestrado do Roy Rogers; Bullet (que na dublagem era chamado de Bala), o cão pastor-alemão super inteligente; e Nellybelle, o jipe de Pat Brady, que tinha vontade própria – só funcionava quando queria.

A voz de Roy Roger foi dublada por Gervásio Marques; Dale Evans , por Lucy Guimarães; e Pat Brady, pelo meu saudoso amigo José Soares.

Roy Rogers (1911-1998) foi também um bem-sucedido cantor. Gravou inúmeros discos e cantou em todos os filmes de longa-metragem que estrelou.

O que você vai ouvir:

A primeira sonora traz a abertura da série em que Roy Rogers é chamado de o “Rei dos Vaqueiros”, e Dale Evans, a “Rainha do Oeste”.  Os dois eram casados na vida real. A dublagem, da AIC São Paulo, tinha a narração inconfundível de Carlos Alberto Vaccari.

A segunda apresenta uma cena em que os três estão a caminho de uma festa de casamento. Roy e Dale vão a cavalo e Paty, no jipe Nellybelle. O veículo parecia não estar muito a fim de chegar ao evento.

No terceiro áudio, Roy canta em dupla com Dale a canção “Happy Trails”, composta pela própria Dale. Era com essa música que os episódios eram encerrados.

Magalhães Júnior, especial para o “Você é Curioso?” (25/04/2020)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O primeiro beijo em novelas

O primeiro beijo em novelas

Durante 68 anos, a história da TV brasileira registrou que o primeiro beijo em telenovelas no Brasil aconteceu no último capítulo de "Sua Vida Me Pertence", exibido em 15 de fevereiro de 1952, na TV Tupi. A primazia coube ao casal Wálter Foster e Vida Alves. A novela...

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

Os programas de culinária pioneiros da TV brasileira

O primeiro programa de culinária da TV brasileira foi apresentado pelo mestre-cuca (ainda não se usava o francês chef) Francisco Ribeiro Wright, mais conhecido como Chico Wright. A estreia aconteceu em 18 de setembro de 1955, na TV Rio. O programa não tinha um nome....

1 Comentários

1 Comentário

  1. Del

    Por favor, falem sobre Durango Kid, série de cinema que fez muito sucesso quando apresentada na TV brasileira. O nome do herói virou até gíria para quem não tinha dinheiro. “Não tenho um centavo. Tô Durango”.
    Obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This