Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a história dos brinquedos

24 de abril de 2019

 

1. Por volta de 3000 a.C., já se fabricavam na Babilônia piões de argila e com bordas decoradas com desenhos de animais e homens. Os egípcios desenvolveram o bambolê, que na época era confeccionado com fios secos de parreira. Já os chineses inventaram o ioiô.

2. Em 1790, o conde francês Sivrac desenvolveu o que é considerado o mais antigo ancestral da bicicleta moderna. Ela não tinha pedais e correntes, e era empurrada com os pés no chão.

3. 
O imigrante russo Morris Michtom fabricou os primeiros ursos de pelúcia em 1902 em Nova York (EUA). Há versões que dizem que, antes dele, a alemã Margaret Steiff já fazia animaizinhos de feltro.

4. Na Dinamarca, em 1949, o marceneiro Olé Kirk Christiansen desenvolveu as peças de encaixe que compunham o Lego.

5. O autorama, uma mini-pista de corrida com carrinhos movidos a pilha, foi lançado na Inglaterra em 1956.

6. Em 1959, a norte-americana Ruth Handler criou a Barbie, uma das bonecas mais famosas da história. O primeiro modelo vinha com um maiô listrado.

7. Os primeiros skates produzidos industrialmente surgiram em 1965. O brinquedo foi criado pelos surfistas californianos, nos Estados Unidos, como forma alternativa de diversão para os dias em que o mar estava de ressaca.

8. Em 1972, quatro alunos da Escola Politécnica de São Paulo elaboraram o War, o primeiro jogo de estratégia brasileiro.  Em pouco tempo, War se tornou sucesso de vendas na cidade. No mesmo ano, eles fundaram a fabricante de jogos de tabuleiro Grow, que inicialmente investia no mercado de jogos para adultos, ainda pouco explorado no país. A empresa funcionava numa garagem no bairro da Mooca e os jogos, produzidos em pequenas quantidades, eram montados manualmente pelos quatro sócios. Eles mesmos batiam nas portas das lojas de brinquedos para vender os produtos. Hoje, a fábrica fica em São Bernardo do Campo e produz cerca de 300 brinquedos diferentes, para crianças e adultos.

9. A Metallwarenfabrik Georg Branstatter, uma fabricante alemã de telefones e caixas registradoras, lançou, em 1974, o Playmobil, um brinquedo com kits temáticos de bonecos feitos com um novo tipo de plástico (mais resistente e lavável).

10. O Tamagochi, um bichinho de estimação eletrônico, foi criado no Japão em 1996. O desenhista Kazuki Takahashi desenvolveu um jogo de cartas com monstros chamado Yu-Gi-Oh.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o Facebook

10 curiosidades sobre o Facebook

1. O “The Facebook” foi lançado em um dormitório da Harvard no dia 4 de fevereiro de 2004. O fundador foi o ex-universitário Mark Zuckerberg. Ele teve a ajuda dos colegas Eduardo Saverin (um brasileiro) e Andrew McCollum. 2. Saverin...

Histórias curiosas do Facebook

Histórias curiosas do Facebook

  Em janeiro de 2009, a terapeuta ocupacional Lynn France descobriu que seu marido, John, havia se casado novamente em segredo. Ela descobriu no Facebook um álbum com 200 fotos do casamento de John com outra mulher. O problema foi que Lynn e John não estavam...

Curiosidades sobre Eduardo Saverin

Curiosidades sobre Eduardo Saverin

Um dos fundadores do Facebook, Mark Zuckerbergé paulistano, nascido em 19 de março de 1982, filho de Roberto e Sandra Saverin. Eugênio Saverin, avô de Eduardo, era alemão, e chegou ao Brasil como refugiado. Em 1952, ele fundou a grife infantil Tip Top, sendo um dos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica