Os hindus descendem dos antigos povos arianos do Cáucaso, que se instalaram principalmente no vale do rio Ganges (Índia) no segundo milênio antes de Cristo. Suas tradições e crenças começaram a ser registradas a partir de 1.500 a.C. em livros de Vedas, palavra em sânscrito que significa saber. As obras reúnem as verdades eternas reveladas pelos deuses. Entre elas está explicações sobre a organização dos seres e das coisas, divididos em castas (grupos sociais com deveres e direitos espirituais).

O hinduísmo concilia o monoteísmo e o politeísmo. Ou seja, acredita em uma força única criadora do universo que deriva da coexistência de diversos princípios, adorados como deuses. Isto dá margem a uma pluralidade de cultos. A forma mais popular crê em uma tríade composta por Brahma (o princípio criador), Vishnu (o princípio conservador) e Shiva (o princípio destruidor). Os cultos de Shiva e Vishnu são difundidos no Mahabharata e no Ramayana, textos épicos escritos por volta do século 6 a.C.

Religiões tradicionais da Índia. São as mais antigas do mundo, com cerca de 3 mil anos. O hinduísmo foi adotado pelas classes populares e, a exemplo do budismo, acredita na reencarnação. Suas tradições e crenças começaram a ser registradas a partir de 1.500 a.C. em livros de Vedas, palavra em sânscrito que significa saber. As obras reúnem as verdades eternas reveladas pelos deuses. Entre elas estão explicações sobre a organização dos seres e das coisas, divididos em castas (grupos sociais com deveres e direitos espirituais).

O bramanismo é uma forma mais requintada do hinduísmo. Trata-se da religião dos sacerdotes e das elites que, para se conservar no poder, se dizem mais virtuosos. Reconhecem a existência de um número enorme de deuses (politeísta), apesar de admitir Brama como deus supremo.

Ganges é o rio sagrado, onde milhares de peregrinos se banham.

A vaca é um animal sagrado no bramanismo. Em algumas cidades da Índia, é tão grande o respeito por esse animal que, se uma vaca se deita na rua, o trânsito é desviado. Ninguém comete o sacrilégio de tirar a vaca de seu repouso. Na religião, Aurora, uma das deusas, mãe de todas as criaturas, é representada por uma vaca. A seita Hare Krishna, fundada em 1486, na Índia, teve a influência do hinduísmo.