Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Olga

24 de abril de 2019

 

  • Olga Benário nasceu em Munique (Alemanha) em 12 de fevereiro de 1908. Pertencia a uma família judia. Sua mãe era uma dama da alta sociedade e seu pai, um advogado social-democrata.
  • Ela entrou para a Juventude Comunista aos 15 anos. Aos 20, liderou uma arrojada missão que invadiu uma prisão e possibilitou a fuga do dirigente comunista Otto Braun. Otto e Olga moravam junto desde que ela tinha 16 anos.
  • Em 1934, foi designada para acompanhar e proteger Luís Carlos Prestes, líder da Coluna Prestes, em sua volta clandestina ao Brasil. Há indícios, porém, de que sua verdadeira missão era assassinar o então presidente do Brasil Getúlio Vargas.
  • Olga e Prestes acabaram se casando e tiveram uma filha, Anita. Os dois, porém, só ficaram juntos de 1934 a 1936, ano em que ambos foram presos pelo governo Vargas depois de liderarem a fracassada Intentona Comunista.
  • Foi entregue aos nazistas e deportada para a Alemanha quando estava grávida de 7 meses.
  • Durante sua permanência no campo de concentração de Ravensbrück (Alemanha), Olga não apenas se tornou líder do bloco onde estava como também atuou dando aulas às outras presas.
  • Em fevereiro de 1942, foi executada em uma câmara de gás do campo de concentração de Bernburg (Alemanha). A notícia de sua morte veio à tona porque uma presa conseguiu passar adiante a informação por meio de um bilhete escondido na barra de sua saia.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Ele era filho de José Thomaz Nabuco de Araújo, senador do Império, e de Ana Benigna de Sá Barreto, cuja família fazia parte da elite açucareira. Joaquim Nabuco começou a estudar...

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Basicamente o azeite deixa de ser considerado virgem quando sofre qualquer tipo de intervenção química ou de procedimentos industriais. Na verdade é muito difícil que o azeite consiga se manter extra-virgem em todas as suas etapas de produção. Por isso mesmo eles...

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Esqueça o ditado, pois pode sim. E duas, três, muitas vezes. "Eles atingem os lugares mais elevados, como torres em locais planos e árvores no alto de morros", conta Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This