Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Carlota Joaquina (1775-1830)

24 de abril de 2019

 

Carlota Joaquina de Bourbon, filha de Carlos IV e Maria Luísa de Parma, nasceu no dia 22 de abril de 1775, em Aranjuez, na Espanha.

Carlota foi obrigada a se casar com o príncipe de Portugal, Dom João VI, em 1785, quando tinha apenas 10 anos. Assim, tornou-se rainha de Portugal e do Brasil.

O casamento, no entanto, era só de aparência. Na verdade, eles viviam separados. Em 1805, Dom João enfrentava sérios problemas de política internacional e ficou sabendo que Carlota estava tramando um plano para tomar o seu lugar. Foi então que eles se separaram. A rainha passou a morar em Queluz e o rei, em Mafra. Viajaram juntos para o Brasil. Mas, ao chegar ao Rio de Janeiro, voltaram a ficar longe. Carlota detestava o país.

Ela tinha momentos de depressão, por causa de seus ataques epiléticos.

Por onde passasse, Carlota Joaquina exigia que as pessoas ficassem de joelhos no chão, como forma de reverência a ela.

A princesa Leopoldina mantinha-se estrategicamente afastada de sua sogra geniosa, desbocada e de hábitos rudes. Leopoldina achava tão imundos os coches dos sogros, que não tinha coragem de entrar neles. Por isso, tinha o costume, raro para uma mulher de sua condição, de só andar a cavalo.

Carlota foi acusada de mandar matar a mulher de um dos seus amantes.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This