Backstreet Boys
O grupo nasceu da iniciativa de um empresário da aviação, Lou Pearlman. Inspirado no sucesso que o New Kids on the Block conquistou nos anos 80, achou que poderia ganhar algum dinheiro copiando a receita de “garotos bonitos e músicas pegajosas”. A ideia deu certo e em 1993 os Backstreet Boys foram apresentados ao mundo. O CD de estreia do grupo vendeu 10 milhões de cópias, o que lhe rendeu um disco de diamante. Nada comparado aos 1,13 milhões de cópias vendidas do álbum Millennium, de 1999, que rendeu ao grupo 11 discos de platina. Em 1998 a criatura se voltou contra seu criador e os integrantes do grupo entraram com uma ação judicial contra Lou Pearlman. Segundo o grupo, ele deixou de pagar 200 milhões de dólares aos artistas.

Girls Aloud
O grupo foi formado em 2003 para participar do programa “The Rivals”, da televisão britânica, que consistia em formar duas bandas, uma de meninos e uma de meninas, e ver quem se sairia melhor no mercado. O resultado foi que a concorrente masculina ficou para trás e as meninas do Girls Aloud continuam fazendo sucesso no Reino Unido até hoje e já venderam cerca de 1 milhão de cópias em todo o mundo. O teste para a seleção das participantes contou com 500 mil garotas. Só cinco podiam participar do reality show.

Gorilaz
A ideia para a primeira banda virtual do mundo veio da dupla Damon Albarn (vocalista do Blur) e Jamie Hewlett (cartunista autor da HQ Tank Girl) em 2000. Todos os componentes do grupo foram literalmente inventados. Os astros do Gorilaz são desenhos animados que possuem histórias de vida e personalidades completamente diferentes. Apesar de serem desenhos, o grupo realiza apresentações ao vivo com o auxílio de projetores e enormes telas. O grupo já lançou dois CDs.Durante a fase de lançamento do projeto, Damon e Jamie fizeram os primeiros contatos com as gravadoras usando os nomes dos personagens 2D e Murdoc (respectivamente). A história não funcionou por mais de duas semanas, pois muitos produtores reconheceram a voz de Damon logo de início.

Massacration
A primeira aparição do Massacration foi em 2002 na MTV, com o videoclipe “Metal Massacre Attack”. O grupo, inicialmente inventado para fazer uma paródia de bandas de heavy metal, fazia parte de um quadro do programa humorístico “Hermes & Renato”, da MTV brasileira. Para surpresa, tanto dos idealizadores da banda como da MTV, o grupo fez enorme sucesso entre o público e passou a ser solicitado pelos espectadores da emissora. Em 2005 a gravadora Deckdisc resolveu produzir um álbum de verdade do grupo, que já faz apresentações ao vivo e até participou de uma turnê com o Sepultura.

O Massacration foi criado com uma história de carreira bem bizarra. Entre os fatos marcantes da “trajetória do grupo” estão a história de o guitarrista John Hammet e o vocalista David Sutter terem se conhecido em uma casa de detenção para menores, onde Sutter cumpria pena por tráfico de codornas e a banda ter sido a única no mundo a receber o disco de “Plutônio-Triplo-Radioativo” pela alta vendagem de discos.

Rebelde
O grupo RBD nasceu a partir da novela mexicana “Rebelde” em 2004. Na trama da novela, os seis protagonistas desenvolvem uma amizade e resolvem formar uma banda. O sucesso da novela fez com que o grupo deixasse de ser fictício para tomar as paradas de sucesso do mundo todo. O segundo álbum do grupo teve 127 mil cópias vendidas nas primeiras 7 horas de lançamento. A versão original da novela, feita na Argentina, também deu origem a uma banda, o Erreway, mas não conseguiu o mesmo sucesso.

Rouge
Em 2002 o SBT produziu um reality show que pretendia formar um grupo pop apenas com garotas. Foram 6 mil inscritas, mas apenas cinco chegariam até o final. O programa foi um sucesso de audiência e, ao final, as vencedoras deram origem ao Rouge, que logo emplacou o hit “Ragatanga”, uma regravação de um hit do grupo espanhol Las Ketchup.