Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tropicalismo

24 de abril de 2019

1. O tropicalismo foi um movimento surgido entre 1967 e 1968 liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso. Na época, predominavam no Brasil duas facções, a MPB e a Jovem Guarda, que viviam em constante conflito.

2. A dupla revolucionou o cenário musical ao criar uma corrente que misturava a canção nacional ao rock, com seus amplificadores e guitarras elétricas. Outros traços marcantes eram as letras de forte cunho político e as roupas espalhafatosas, feitas com plástico e plumas, entre outros materiais.

3. Um dos grandes acontecimentos que marcou o nascimento da tropicália foi a apresentação das canções “Alegria, Alegria” e “Domingo no Parque”, respectivamente por Gil e Caetano, no 3º Festival de MPB da TV Record, em 1967.

4. Um ano depois, os cantores junto com Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, o maestro Rogério Duprat, Júlio Medaglia, Damiano Cozzella, Torquato Neto e Capinan lançaram um disco coletivo recheado de canções-manifesto chamado “Tropicália ou Panis et Circenses”.

5. No mesmo ano, Gil e Caetano foram presos e mandados para o exílio pelo governo militar e o movimento se enfraqueceu.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This