Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Jovem Guarda

24 de abril de 2019

 

1. Roberto Carlos, o “Tremendão” Erasmo Carlos e Wanderléa, a “Ternurinha”, formavam a santíssima trindade do movimento musical que começou em 1964.

2. Um ano depois de despontarem nas paradas, os três artistas assumiram o comando do programa “Jovem Guarda”, na TV Record. O nome da atração foi inspirado em um trecho do discurso do líder revolucionário russo Lênin: “O futuro pertence à jovem guarda, porque a velha está ultrapassada”. Mas, no final, acabou batizando toda uma leva de cantores e bandas nacionais que incorporaram às suas composições elementos do rock’n’roll norte-americano.

3. Além da música, a Jovem Guarda influenciou a linguagem e os padrões de comportamento da moçada. A minissaia, por exemplo, virou coqueluche depois de expor as pernas de Wanderléa.

4. Os bordões falados por Roberto e Erasmo eram repetidos por todos os fãs. No auge da sua popularidade, a Jovem Guarda chegou a mobilizar 3 milhões de espectadores só em São Paulo, onde era transmitida ao vivo. As cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife também assistiam ao programa, que saiu do ar em 1968.

5. Wanderléa e Erasmo fazem aniversário no mesmo dia, 5 de junho. Erasmo nasceu em 1941 e Wanderléa, cinco anos mais nova, em 1946.

6. O quarteto Golden Boys era uma versão brasileira do grupo norte-americano The Platters. Além de excursionarem por diversos países da América do Sul, lançaram hits como as versões de canções dos Beatles “Michelle” e “Ontem”.

7. No início de sua carreira, Jerry Adriani cantava músicas em italiano. Tanto que seu primeiro disco se chamava “Italianíssimo”. Em 1966, começou a trilhar outros caminhos musicais até despontar como representante da Jovem Guarda. Um de seus grandes hits foi “Doce Doce Amor”.

8. Renato, Edson e Paulo Cesar fundaram o grupo Renato e Seus Blue Caps no início da década de 1960. Chamavam-se Bacaninhas do Rock da Piedade, mas, como o nome foi censurado, resolveram aceitar a sugestão dada pelo radialista Jair de Taumaturgo. “Menina Linda” e “Escândalo” foram alguns de seus grandes sucessos.

9. O grupo The Fever estreou oficialmente em 1965, ano em que se apresentou nos programas Hoje é Dia de Rock, da TV Rio, Chacrinha, da TV Excelsior, e Euclides Duarte, na Rádio Mauá. Além de lançar discos próprios, fez backing vocal para outros ícones da Jovem Guarda (entre eles, Roberto e Erasmo Carlos).

10. Relembre algumas das gírias disseminadas pelos integrantes da Jovem Guarda:
– Brasa (pessoa espevitada)
– Bicho (forma de tratamento)
– Carango (carro)
– Broto (menina bonita)
– Mora? (entende?)
– Tremendo (muito bom)
– Coroa (pessoa velha)
– Cuca (cabeça)
– Pão (garoto bonito)
– Papo firme (pessoa boa de conversa)
– Pra frente (avançado)

Livro reúne curiosidades e outras pérolas do passado

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This