Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Harry Potter

24 de abril de 2019
  1. O ator Daniel Radcliffe se tornou o segundo adolescente mais rico da Grã-Bretanha ao interpretar no cinema o personagem Harry Potter, criado pela escritora J.K. Rowling. Com os três primeiros filmes da série, ele faturou 10 milhões de dólares. No dia 18 de outubro de 2010, o jornal britânico “Daily Mail” noticiou que o valor da fortuna pessoal de Radcliffe tinha ultrapassado a dos príncipes da Inglaterra Harry e William. O ator havia acumulado até então 28,5 milhões de libras – o equivalente a 76 milhões de reais. Já a riqueza individual de cada um dos príncipes era de 28 milhões de libras.
  2. A escritora americana Nancy Stouffer acusa Rowling de plagiar seu livro “The Legend of Rah and Muggles”, de 1984. Na obra, existe um personagem cujo sobrenome é Potter, assim como a palavra “muggles”, usada para definir humanos sem poderes mágicos. Na tradução brasileira, o termo foi traduzido para “trouxas”. A última edição do tradicional dicionário Oxford já conta com a palavra “muggle”.
  3. Nos Estados Unidos, existem os “anti-Potter”. Um grupo de religiosos entrou na Justiça porque os professores estavam incentivando a leitura do livro. Para eles, o tema da bruxaria deveria ser banido das salas de aula.
  4. O nome do meio de Harry Potter é James. O aniversário de Hermione é dia 19 de setembro e o de Rony é em 1º de março. Harry Potter nasceu em 31 de julho, mesmo dia do aniversário de J.K. Rowling, a autora. Emma Watson (Hermione), que nasceu em 1990, é a mais jovem entre os protagonistas de Harry Potter. Daniel Radcliffe (Harry Potter) é de 1989 e Rupert Grint (Rony Weasley), de 1988.
  5. Todos os livros de Harry Potter foram escritos à mão. No emblema da Escola Hogwarts está escrito em latim “Draco dormiens nunquam titillandus”. Significa “Nunca faça cócegas em um dragão adormecido”.
  6. Um túmulo na cidade de Ramlé, na Palestina, virou atração turística por causa da série do bruxinho. No local, está enterrado um soldado inglês chamado… Harry Potter. Ele morreu em 1939.
  7. Parte do processo para ter cidadania britânica exige que o candidato saiba o nome do feiticeiro ilustre da Grã-Bretanha, além do local e data de nascimento de William Shakespeare, maior dramaturgo inglês dos últimos tempos.
  8. Os livros da série foram traduzidos em 200 países e 70 idiomas, incluindo grego antigo e latim.
  9. Em todos os livros da série, a tradutora brasileira Lia Wyler (1934-2018) verteu para o português um total de 968.197 palavras. Para aportuguesar o universo Harry Potter, ela inventou 989 vocábulos, como “estrunchar” e “explosivins”.  Foi ela que transformou “quidditch” em quadribol e “snitch” em pomo. Alguns fãs criticaram Lia, mas o trabalho da tradutora recebeu elogios da autora, J.K.Rowling.
  10. Como se joga quadribol? É bom conhecer algumas regras: só o artilheiro que estiver com a bola pode entrar na pequena área. Os jogadores não podem deixar a área do campo durante o jogo, embora não haja limite de altura para o voo. Se isso acontecer, seu time é obrigado a entregar a goles ao adversário. Os quadribolistas só podem colocar os pés no chão quando o capitão do time pedir tempo. A goles pode ser roubada das mãos do outro jogador, mas ele não poderá tocar qualquer outra parte do corpo do adversário. Em caso de contusão, nenhum jogador poderá ser substituído. O time continuará a jogar, mesmo desfalcado.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os filmes dos Muppets

Os filmes dos Muppets

1. O primeiro longa-metragem, Muppets - O filme, foi lançado em 1979 e garantiu a ida dos fantoches ao estrelato. 2. Na história, as brincadeiras eram metalinguísticas: Kermit era levado a Hollywood para fazer gravações e acabava se...

Quem inventou o mouse?

Quem inventou o mouse?

O mouse foi inventado em 1962 pelo pesquisador americano Douglas Engelbart (1925-2013), do Instituto de Pesquisas de Stanford. Douglas precisava de algum dispositivo que facilitasse a interação com o computador. Para isso, ele criou o “Indicador de Posicionamento X e...

9 Comentários

9 Comentários

  1. prof Mônica

    Oi alunos da EMEF Gabriel Sylvestre!
    Escreva um comentário sobre a curiosidade que você considera mais legal sobre Harry Potter e por quê.

    Responder
    • Ágatha 8ANO a

      O que eu achei mais legal foi que o ator do harry faturou mais do que os principes da inglaterra. Porn que ele foi o adolescente mais rico de Grã-Bretanha.

      Responder
    • Andressa

      Eu gostei do quinto. Porque não pode fazer cócega no dragão adormecido,

      Responder
    • Laura

      (Nos Estados Unidos, existem os “anti-Potter”. Um grupo de religiosos entrou na Justiça porque os professores estavam incentivando a leitura do livro. Para eles, o tema da bruxaria deveria ser banido das salas de aula.) ESSA CURIOSIDADE E UMAS DAS MAIS INTERESSANTES, POR QUE ACHO QUE NAO TEM NADA A VER KK VC LER UM LIVRO QUE FALA DE UM GAROTO QUE É BRUXU….TIPO NAO E UM PROBLEMA DE RELIGIÃO SEI LÁ ACHO EQUIVOCADO ESSA DECISÃO QUE TIVERAM LA NOS ESTADOS UNIDOS.

      Responder
  2. Pietra

    Eu gostei muito da curiosidade 9. Deve ter sido muito legal para a tradutora inventar tantas palavras novas, e ainda mais ser elogiada pela própria autora de Harry Potter.

    Responder
  3. sara

    a curiosidade número 5 é muito legal, em saber que todoos os livros de harry potter são escritos a mão

    Responder
  4. CARLOS♡

    Eu gostei muito do 1 por que acho legal saber que faturou tanto assim

    Responder
  5. Caique

    O Comentário 8 é incrível Saber que foi traduzido em 70 idiomas e pós ser um Livro bom é muito conhecido e muito Famoso

    Responder
  6. Ellen

    Então eu nunca assisti Harry Potter, mas já ouvi fala sobre, o que eu achei mais interessante é que e escrita a mão e que é traduzindo em 200 países e 70 idiomas tipo quase todos países pode ver Harry Potter.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This