Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial… a história do jingle do Big Mac

16 de novembro de 2021

O Big Mac foi lançado nos Estados Unidos por um franqueado do McDonald’s em 1967. No seguinte, ele passou a ser oferecido em todos os restaurantes da rede. O sanduíche que leva dois hambúrgueres, alface, queijo com blend de cheddar, molho especial, cebola, picles, num pão assado com gergelim, ganhou seu primeiro jingle em 1974. A canção, com todos os ingredientes do sanduíche, logo se transformou em símbolo da empresa. Foi o jingle também que criou o nome “molho especial”. Antes disso, ele não tinha nome. Ele é feito com uma mistura de maionese, relish de pepino e mostarda amarela, mais vinagre branco, alho em pó, cebola em pó e páprica. Em 2012, Dan Coudreaut, chef executivo do McDonald’s e vice-presidente de inovação, gravou um tutorial no YouTube ensinando como fazer o molho. Em oito anos, o vídeo teve 7,2 milhões de visualizações.

No Brasil, o jingle passou a ser veiculado em 1983 e ganhou incontáveis versões, como o comercial selecionado pelo professor Fábio Dias, autor de “Jingle é a Alma do Negócio”.

Uma curiosidade: a ordem dos ingredientes no jingle original é dois hambúrgueres, molho especial, alface, queijo, picles e cebola num pão com gergelim (“Two all-beef patties, special sauce, lettuce, cheese, pickles, onions, and a sesame seed bun”). No Brasil, ficou:  “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim.

Outra curiosidade: o “Índice Big Mac” foi criado pela jornalista Pam Woodall, editora da revista “The Economist” em 1986. A ideia era dar uma dimensão do custo de vida em diferentes países baseado no preço do sanduíche globalizado.

Leia também:
10 curiosidades sobre o McDonald’s
10 curiosidades sobre o Big Mac
Jim Delligatti e o Big Mac: o criador do campeão do McDonald’s

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O famoso jingle das Casas Pernambucanas para o Natal

O famoso jingle das Casas Pernambucanas para o Natal

O publicitário Carlos Guerra, apelidado "Pança", sugeriu um jingle de Natal para as Casas Pernambucanas, cliente da agência BMS. Chico Oliveira compôs a música, enquanto a letra ficou a cargo de Joaquim Alves, o Costa, seu sócio e colega do grupo Titulares do Ritmo -...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha Futebol e guerra