GRÁFICOS SOBRE O COTIDIANO Estava lendo o jornal e me deparei com uma pesquisa feita por uma universidade da Holanda.  O resultado mostrava que jogadores de futebol que comemoravam seus gols erguendo os dois braços tinham mais chance de levar seus times à vitória. Sério? Quantos meses eles ficaram estudando para chegar a essa conclusão? Pelé, Sócrates, Reinaldo, só para citar alguns casos, desmentiriam essa pesquisa fácil, fácil.  Pesquisas esdrúxulas podem render quadros estatísticos bem engraçados. Por exemplo: o que as pessoas fazem quando um mosquito pousa no monitor do seu computador?

Esse gráfico foi bolado pelo adolescente (a idade é segredo!) Gustavo Marinho, que há quatro meses criou um Tumblr para reunir “pizzas”  sobre o cotidiano. O nome, “Porragráfico!”, foi escolhido por ele mesmo. Em entrevista ao Blog do Curioso, Gustavo explicou: “Sabe aqueles tumblrs cheio de palavrões? Era pra ser assim, mas logo no primeiro post desisti de colocar palavrões demais e também de usar caps lock (que significa gritar). É que eu sabia que a minha mãe iria acessar”.
A usina de estatísticas malucas criadas por Gustavo está em pleno vapor. Tem uma perfeita aqui para ser lida no final de semana.  Então veja:

Os gráficos de humor surgiram nos sites JamPhat e GraphJam. Gustavo se inspirou na ideia, mas criou os seus próprios. Às vezes, os leitores enviam sugestões e ele monta a figura. O garoto já fez vários gráficos sobre a escola, e conta que quase foi descoberto por uma professora de Português. “Uma vez, durante a aula, a professora estava falando sobre blogs e todos os meus amigos apontaram para mim”, conta. “A professora pediu o endereço, e falei que dava depois. Acho que ela esqueceu”. Bom para o Gustavo! Olha só o que ela teria visto…