Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Cabanagem

24 de abril de 2019

1. A revolta popular na província do Grão-Pará eclodiu em 6 de janeiro de 1835. Nos meses anteriores já havia uma mobilização para expulsar da região os simpatizantes do domínio português no local.

2. Os revoltosos moravam em pequenas cabanas à beira dos rios no Pará. Daí vem o nome “cabanagem”, como são chamadas as pequenas casas situadas à beira do rio.

3. Os articuladores do movimento chegaram ao poder três vezes. Na primeira, em janeiro de 1835, os cabanos derrubaram o governo de Belém, instalando um governo revolucionário. Foram combatidos por mercenários contratados por políticos legalistas. Num novo ataque, em agosto do mesmo ano, os revoltosos roubaram comerciantes e distribuíram alimentos aos pobres.

4. Em abril de 1836, a armada do mercenário inglês John Taylor, contratado pelo governo para acabar com a insurreição, atacou e ocupou Belém. Os cabanos fugiram para o interior e ainda resistiram durante quatro anos. O saldo foi de 30 mil mortos, quase 1/3 da população masculina da província.

5. Os rebeldes e indígenas receberam o apoio dos franceses, interessados em derrubar o domínio português na região.

6. Do lado do governo brasileiro, foram quase 4 mil mortos, sendo a maioria voluntários.

7. Apesar do saldo negativo ter sido maior para os rebeldes, a rebelião foi uma das marcas da fragilidade do Período Regencial e uma mostra do iminente fim do domínio português no Brasil.

8. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou um monumento na entrada de Belém, capital do Pará, chamado Memorial da Cabanagfem.

9. A ocupação espontânea na região do monumento levou à criação do Bairro da Cabanagem.

10. Em 2003, a Secretaria de Cultura e a Imprensa Oficial do Pará lançaram o livro “Cabanagem”, um compilado completo de documentos da marinha inglesa relatando vários dos episódios do conflito.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
A história do Hard Rock Cafe Curiosidades sobre o Biscoito Globo Como foi criada a Copa do Mundo Curiosidades sobre o Super Dínamo Os doutores mais famosos da ficção – parte 2