Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Linha do tempo dos videogames: consoles e jogos

24 de abril de 2019

 

1958
William Higinbotham cria o primeiro jogo para computadores em um laboratório militar no Estado de Nova York, EUA. Em Tênis para Dois, duas barras servem de raquete e um ponto piscando no meio da tela representa a bola.

 

 

 

1961
Steve Russell, estudante do Massachusetts Institute of Technology (EUA), cria a Spacewar (Guerra nas Estrelas), um jogo interativo de computador. A invenção não é nada prática: a máquina toma um andar inteiro.

 

 

1972
A Magnavox lança nos EUA o Odyssey, primeiro videogame doméstico do mundo. Ele vem com jogos embutidos. Para dar mais variações aos jogos, acompanham seis telas de papel translúcido com cenários diferentes, para serem coladas na tela da TV. Ainda nesse ano, Nolan Bushnell funda a Atari e “clona” para uma máquina de fliperama o jogo do Odyssey, que recebe o nome de Pong.

 

 

1974
A Atari lança a versão doméstica do Pong. No Brasil, ele ficaria conhecido como Telejogo (produzido a partir de 1977 pela Philco e a Ford). Tem três jogos: Tênis, Futebol e Paredão.

 

 

1977
O Atari 2600 Video Computer System (VCS) chega aos EUA. A empresa adapta todos os seus jogos de fliperama para o novo videogame. Os joguinhos têm 16 cores, e cada cor possui 16 tons diferentes. No mesmo ano, a RCA lança o Studio II. Erro fatal: todos os gráficos são em preto-e-branco.

 

1979
A Mattel lança o Intellivision ou Intelligent Television (Televisão Inteligente), com 16 cores. O aparelho fica mais conhecido como um videogame “adulto”, por causa de seus jogos de esportes e estratégia. Em 1984, a Mattel teria que pagar uma indenização por propaganda enganosa. Ao lançar o Intellivision, havia anunciado que, com um teclado acoplado, o console se transformaria em um computador.

 

 

1981
O designer Shigeru Miyamoto, da Nintendo, desenvolve o Donkey Kong, para máquinas de fliperama. O jogador controla um pedreiro ou carpinteiro, que mais tarde seria conhecido como o encanador Mario, do Mario Bros, que luta contra um gorila. No mesmo ano, Toru Iwatani cria o jogo Pac-Man.

 

 

 

 

 

1982
O ColecoVision é lançado nos EUA, produzido pela Connecticut Leather Company (Coleco), uma empresa que originalmente vendia artigos de couro, nos anos 30. O console já vem com o jogo Donkey Kong.

 

 

1983
A Atari paga 23 milhões de dólares pelos direitos do filme E.T. – O Extraterrestre (1982) para produzir um joguinho, mas não o emplaca. A lenda diz que a empresa enterrou 500 mil cartuchos no deserto do Novo México.

 

 

 

1985
A Nintendo lança o console Famicom. Super Mario Brothers torna-se o jogo mais vendido.

 

 

 

 

1986
A Sega lança o Master System, que chega ao Brasil em 1988. Os cartuchos de maior sucesso são Afterburner e Wonderboy.

 

 

 

1988
A Sega lança o Mega Drive, com triunfantes 16 bits, no Japão. Ele é vendido no mercado norte-americano um ano depois, com o nome de Gênesis. No Brasil, chega em 1990.

 

 

 

1990
Para concorrer com o Mega Drive, a Nintendo lança o Super NES, também de 16 bits. Aparece o NeoGeo Entertainment System, pela bagatela de 650 dólares.

 

 

1994
A Sony lança o Playstation no Japão. Os cartuchos são substituídos por CDs, que revolucionam o mercado com gráficos em 3D de alta qualidade. Os fãs brasileiros são obrigados a apelar para a importação ou o contrabando.

 

 

1996
A Nintendo lança o Nintendo 64. O jogo de maior sucesso é o Super Mario 64.

 

 

1999
O Dreamcast, primeiro console de 128 bits, é lançado pela Sega. Tem gráficos em 3D e conexão com a web, mas sai de linha em 2001.

 

 

 

2000
A Sony lança o Playstation 2, que processa os jogos, toca CDs e reproduz DVDs.

 

 

 

 

2001
A Nintendo apresenta o GameCube, semelhante ao PS2. A Microsoft chega com o Xbox, o primeiro console da história com um disco rígido (HD) embutido.

 

 

 

2005
Um tribunal americano condenou a Sony a suspender as vendas de seu videogame PlayStation no Estados Unidos. Ela também foi obrigada a pagar 90 milhões de dólares por danos causados à empresa Immersion por violação da patente de seu sistema de joystick.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como o Universo Marvel começou

Como o Universo Marvel começou

O primeiro desenho animado da Marvel estreou em setembro de 1966 na TV americana. Eram cinco personagens: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, e Namor, o Príncipe Submarino. As histórias tinham 20 minutos. Foi lançado no Brasil com o nome “Clube Marvel...

Duna: o best-seller da ficção científica

Duna: o best-seller da ficção científica

O romance "Duna", do americano Frank Herbert (1920-1986), lançado em agosto de 1965, começou a ser publicado em três edições da revista "Analog", em 1963 e 1964.  A obra já foi adaptada por David Lynch para o cinema em 1984 e depois para uma minissérie de TV em 2000...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This