Além de Charles Miller, outros personagens também tiveram importante participação no início do futebol brasileiro. Saiba um pouco mais sobre dois deles:

Hans Nobiling
Em 1897, desembarcou no Brasil o alemão Hans Nobiling, também fundamental para a difusão do futebol no país. Nobiling trouxe da Europa uma bola de futebol (da marca Fussball) e o sonho de fundar um time e organizar campeonatos em São Paulo, onde se estabeleceu. Quando chegou, no entanto, o esporte era privilégio de ingleses e dos alunos do Colégio Mackenzie. O alemão montou uma equipe formada, na sua maioria, por descendentes de alemães e desafiou o Mackenzie para uma partida. A partida acabou com um empate de 0 x 0. Meses depois, Nobiling fundaria o Germânia, atual Pinheiros.

Oscar Cox
Outra figura importante na disseminação do futebol pelo país foi Oscar Cox. Ao retornar de uma temporada de estudos na Suíça, Cox reuniu um grupo de amigos e fundo o Rio Team, no Rio de Janeiro. Na falta de adversários, Cox organizou, em 1901, duas partidas contra um combinado paulista, o primeiro Rio-São Paulo da história. Realizados na capital paulista, os jogos terminaram empatados (1 x 1 e 2 x 2).

Leia também: Charles Miller, o pai do futebol brasileiro