COPA DE 1974 - ALEMANHA

1. A única vez em que a taça Jules Rimet e a taça Copa do Mundo Fifa estiveram juntas foi na cerimônia de abertura da Copa de 1974. Pelé carregou a Jules Rimet e o alemão Uwe Seller segurou o troféu da Fifa.

2. Foi nessa Copa que um jogador recebeu pela primeira vez um cartão vermelho durante um jogo do Mundial Fifa. O chileno Carlos Caszely recebeu a punição na disputa contra a Alemanha Ocidental.

3. A conquista da Copa rendeu a cada jogador alemão o prêmio de US$ 50 mil. Detalhe: o prêmio pago pela Holanda aos vice-campeões foi de US$ 100 mil.

4. O desempenho da Seleção Holandesa rendeu a ela o apelido de “Laranja Mecânica”.

5. Brasil e Argentina se enfrentaram pela primeira vez numa Copa do Mundo. Os brasileiros venceram por 2 a 1.

6. Na partida entre Brasil e Holanda, o bandeirinha Davidsson viu a agressão do brasileiro Marinho Peres ao holandês Neeskens e não comunicou ao juiz. O chefe do Comitê de Arbitragem da Fifa suspendeu Marinho por uma partida e dispensou Davidsson, que estava cotado para apitar a final.

7. O chefe da delegação brasileira, Antonio do Passo, garantiu que a cidade de Feldberg, local escolhido para a concentração brasileira, teria muito sol nos meses de maio e junho. Mas durante a Copa fez muito frio e até chegou a nevar.

8. O atentado terrorista nas Olimpíadas de 1972, em Munique, refletiu-se na Copa. As concentrações eram sempre vigiadas por  guardas armados de metralhadoras e cães. Mesmo nas ruas, os jogadores eram acompanhados por seguranças e viaturas de apoio.

9. Foi na Copa de 74 que, pela primeira vez no Mundial, um goleiro jogou de luvas. Antes de Sepp Maier, da Alemanha, os goleiros defendiam o gol com as mãos desprotegidas.

10. O Zaire foi o primeiro país subsaariano a ser classificado para disputar uma Copa do Mundo.