1. O Botafogo é o mais antigo time do Rio de Janeiro: foi fundado em 1/7/1894 como um clube de regatas. BOTAFOGO-RJ

2. Em 1904, desse clube nasceu um time de futebol chamado Electro Club. O nome durou pouco: meses depois decidiu-se usar o nome do bairro para o time de futebol, chamado então de Botafogo Football Club.

3. Apenas em 1942 surgiu o Botafogo de Futebol e Regatas, uma fusão entre o clube de regatas e o time de futebol.

4. Um ano antes, o Botafogo alcançou aquela que até hoje é considerada a maior goleada da história do futebol brasileiro: 24 x 0 sobre o Mangueira, time já extinto.

5. O primeiro título do Botafogo veio em 1910. A campanha vencedora no Campeonato Carioca fez com que o time passasse a ser chamado de Glorioso.

6. O Fogão é o único time a ter vencido o Campeonato Carioca por quatro anos seguidos: entre 1932 e 1935, só deu Botafogo no Rio de Janeiro.

7. O número 7 está bastante presente na história do Botafogo: era o número de Garrincha, maior craque da história do clube; era o número de Maurício, autor do gol do título do Carioca de 1989, que quebrou um jejum de 21 anos sem título; era também o número de Túlio Maravilha, ídolo e artilheiro na maior conquista do Botafogo em todos os tempos, o Brasileirão de 1995. E mais: neste título, o patrocinador do Botafogo era a marca de refrigerantes… 7up.

8. O título do Botafogo no Campeonato Carioca de 1907, dividido com o Fluminense, só foi reconhecido em 1996.

9. Por conta disso, durante muitos anos o hino composto por Lamartine Babo dizia “Botafogo, Botafogo campeão desde 1910”, referência ao primeiro título conquistado e comemorado dentro de campo. Depois do reconhecimento da taça de 1907, o hino foi alterado.

10. A sede do Botafogo, em General Severiano, recebeu em 1927 a “companhia” da estátua do Manequinho, uma réplica do Manneken Pis, de Bruxelas, que mostra um garoto urinando. A estátua foi tirada da praia de Botafogo por ser considerada uma afronta à moral e aos costumes da época e foi transferida para a praça em frente ao clube.

11. Em 1957, o Botafogo foi campeão carioca e os torcedores, em meio às comemorações, vestiram a camisa do clube na estátua. Dessa forma, o Manequinho se tornou um símbolo do clube.

12. O Botafogo foi o único time do Rio de Janeiro a ganhar um título internacional dentro do Maracanã: foi na Copa Conmebol de 1993, derrotando o Peñarol do Uruguai na decisão.

13. A história do Fogão no maior estádio do futebol brasileiro guarda outro recorde: em 1989, o Botafogo jogou a temporada toda no estádio e não perdeu nenhuma partida. Foi o único clube carioca a conseguir tal feito no estádio.

14. Nenhum time brasileiro ostentou uma invencibilidade tão grande quanto a do Botafogo entre 1977 e 1978: foram 52 jogos sem perder.

15. Nenhum time cedeu tantos jogadores para a Seleção Brasileira ao longo desses 104 anos de história quanto o Botafogo.

16. O jogador que mais vezes atuou pelo Botafogo foi Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol, com 723 jogos. Hoje, ele batiza o estádio do Botafogo, inaugurado em 2007.

17. Até 2004, o Botafogo mandava parte de seus jogos em um estádio fora do Rio de Janeiro: o Caio Martins, em Niterói.

18. Em 2012 o Botafogo ganhou uma torcida organizada bastante diferente: a Fogospel. Os religiosos, proibidos de gritar palavrões, se reuniam nos jogos com cantos como “ei, juiz, vai se converter”.

19. O Botafogo parou nas quartas de final da Libertadores em 2017, mas conseguiu uma marca impressionante: eliminou cinco equipes que, somadas, possuem 13 títulos no torneio.

20. Em 2016, o time foi de candidato a rebaixado a classificado para a Libertadores sob o comando do técnico Jair Ventura, filho de Jairzinho, outro dos grandes craques da história do clube.