Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Todas as músicas das mascotes da Copa do Mundo

13 de junho de 2014

Quem não deu as caras ontem na cerimônia de abertura da Copa foi a mascote Fuleco. Vi algumas crianças com camisetas e bonés do tatu-bola e mais nada. Vale lembrar que o Fuleco tem até um hino oficial. “Tatu Bom de Bola”, de Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto, mistura ritmos brasileiros como o samba, a embolada e o xote. A canção também não foi executada na Arena Corinthians.

O tatu-bola não é a primeira mascote da Copa do Mundo a ganhar uma música-tema. Isso já aconteceu nas Copas de 1966, 2006 e 2010. As mascotes de 1982 e de 2002 ganharam desenhos animados e músicas-temas. Essas histórias estão sendo contadas na exposição Música de Chuteiras, no Sesc Pompeia, em São Paulo. Fica em cartaz até 13 de julho. Vamos conhecer essas músicas:

1966 – “World Cup Willie”

A Copa de 1966, na Inglaterra, foi marcada por inovações. Pela primeira vez, o Mundial teria uma mascote e uma música seria composta especialmente para o evento da FIFA. Para promover o leão Willie, nada mais natural do que fazê-lo tema dessa canção. Lonnie Donegan, conhecido como o “Rei do Skiffle” (música folk com influência de jazz, blues e country), ficou encarregado da tarefa. Em 2010, seu primogênito Lonnie Donegan Jr. gravou uma versão atualizada de “World Cup Willie”, com influência da cultura sul-africana.

1982 – “Fútbol en Acción”


A Espanha inovou na escolha da mascote Naranjito, obra dos artistas espanhóis María Dolores Salto e José Maria Martín Pacheco. Pela primeira vez, uma comida – a laranja, fruta típica do país – foi escolhida para representar o evento. O carismático Naranjito acabou se tornando uma das mais populares mascotes das Copas do Mundo. Ganhou até o próprio programa de TV, Fútbol en Acción, transmitido na Espanha em rede nacional. Uma música-tema foi composta e interpretada pelo grupo espanhol Los Relampagos para embalar as aventuras de Naranjito.

2002 – “The Spheriks”

A Copa de 2002 foi a única da história cuja sede foi dividida entre dois países. Os organizadores inovaram também na mascote: pela primeira vez, foram usados três personagens. As criaturinhas futurísticas representaram a competição realizada nos maiores polos tecnológicos do mundo. As mascotes do Mundial de 2002 também ganharam uma série animada de TV – Os Spheriks, para a qual foi composta uma música-tema. Foram ao ar, ao todo, 26 episódios, cada um com meia hora de duração.

2006 – “Love Generation”

A dançante música de Bob Sinclair, apesar de não ter sido composta especialmente para esse fim, foi declarada pela FIFA como música oficial da mascote da Copa 2006, o leão Goleo VI. O músico gravou um clipe apresentando o bicho de pelúcia escolhido pelos alemães para representar o mundial. O nome Goleo vem da junção de “gol” com “leo”, latim para “leão”. Goleo era acompanhado por uma bola falante, apelidada de “Pille”, palavra coloquial para “bola de futebol” em alemão.

2010 – “Game On”

O rapper americano Pitbull, o DJ britânico Dario G e o grupo sul-africano TKZee – representantes de três continentes diferentes – se juntaram para criar a música oficial de Zakumi, mascote da Copa de 2010, na África do Sul. O resultado foi uma grande mistura de ritmos e culturas, condizente com a proposta de integração de nações do Mundial da FIFA. O vídeo oficial mostra o leopardo computadorizado interagindo com uma criança:

Foi a segunda vez que Dario G compôs uma música oficial para a FIFA. Ele já tinha feito isso em 1998, no Mundial da França, ao assinar o hino “Carnival de Paris”. A música “Game On”, que faz parte do disco oficial da Copa do Mundo FIFA 2010, foi executada em todos os estádios que sediaram jogos da Copa do Mundo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This