Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Todas as mascotes da Copa América

8 de julho de 2011

Argentina, Brasil, Chile e Uruguai fundaram a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) em 1916, durante a comemoração do centenário da independência Argentina. Na mesma ocasião, aconteceu pela primeira vez a Copa América, ainda sob o nome de Campeonato Sul-Americano de Futebol.

Sete décadas depois, novamente na Argentina, o campeonato passou a contar com mascotes oficiais. Todas elas foram lembradas pelo jornalista Celso Unzelte na primeira edição do gibi “DisneyGol”, que conta a história da Copa América. Em 1987, a mascote escolhida foi Gardelito, um menininho baseado no ídolo do tango Carlos Gardel.

1987 – Argentina
GARDELITO era um menininho baseado no ídolo do tango Carlos Gardel. Gardel nasceu na França, mas mudou-se para a Argentina criança. Dizia: “Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade“.
1989 – Brasil
O sabiá TICO foi uma homenagem à ave mais citada em músicas de compositores brasileiros, assim como em versos do poeta Gonçalves Dias. O sábiá virou ave-símbolo do Brasil em 2002.

1991 – Chile
Os traços modernos de GUASO simbolizam os huasos, trabalhadores agrícolas da região central do país.

1993 – Equador
Cultivado em todo o país, o milho (choclo em espanhol) é um dos principais produtos agrícolas equatorianos. CHOCLITO é uma espiga que joga futebol.

1995 – Uruguai
Para representar a força de seu gado, o Uruguai escolheu TOURITO como mascote.

1997 – Bolívia
Para retomar os bichos da fauna sul-americana, a Bolívia escolheu TATÚ, que, como o nome diz, é um tatu-canastra, também chamado de tatuaçu. É o maior de todos os tatus: pode medir até 1 metro de comprimento, com mais 50 centímetros de cauda. Chega a pesar 60 quilos.

1999 – Paraguai
TAGUÁ é o nome de um tipo de javali que vive nos chacos paraguaios. Aparece segurando uma cuia de tereré, tradicional bebida do país.

2001 – Colômbia
A mascote mais fora da caixinha foi o alienígena AMERIKO (o nome significa America em esperanto), um desenho em estilo japonês.

2004 – Peru
CHASQUI era um mensageiro do Império Inca, treinado para percorrer longas distâncias.

2007 – Venezuela
Ameaçada de extinção, a araracanga GUAKY tem plumagem com as cores da bandeira venezuelana. Foi desenhada por uma menina de 15 anos num concurso com 4 milhões de participantes.

2011 – Argentina
O ñandú é uma ave não voadora, parecida com avestruz. Pode ser encontrada na Patagônia e nos Andes. O nome TANGOLERO é uma mistura de “tango” e “golero” (“goleiro”). Os patrocinadores vetaram o nome SURI, que tinha sido escolhido anteriormente.

2015 – Chile
A raposa é encontrada em todo o território chileno. ZINCHA é uma brincadeira com as palavras “zorro” (raposa em espanhol) e “hincha” (torcedor). A Copa America Centenário, disputada nos Estados Unidos, em 2016, não teve mascote.

2019 – Brasil
A capivara ganhou o nome ZIZITO em votação popular. A homenagem era para o brasileiro Zizinho, o maior artilheiro em Copas America, com 17 gols – ao lado do argentino Norberto Méndez. A capivara foi escolhida por ser um animal muito sociável.

2021 – Brasil
A competição adiada de 2020 para 2021 ganhou um cão sem raça chamado PIBE (garoto em espanhol). O Brasil manteve a mesma mascote depois da desistência de Argentina e Colômbia de sediarem o torneio.

Ao resolver sediar a Copa América em plena pandemia, o Brasil e suas possíveis mascotes viraram memes na internet.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

2 Comentários

2 Comentários

  1. lorena

    gostei muito destes mascotes !!!

    Responder
  2. lorena

    gostei muito destes mascotes !!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This