TIMES COM NOMES BIZARROS

Um dos times com o nome mais estranho do mundo está em Gana, na África: Essienimpong Cape-Coast Mysterious Dwarfs – também conhecido como “Ebusua Dwarfs”.  As duas últimas palavras, “anões misteriosos”, não pegam bem para um time de primeira divisão, não acha? O nome foi conquistado num jogo em 1937. Eles venceram um amistoso contra uma equipe chamada Dwarves. Então, ficaram com o direito de ficar com o nome do adversário. O mistério é descobrir quem acrescentou o “misteriosos” ao nome. Ninguém sabe.  Ah, como se vê no escudo, a mascote não é um anão, mas um caranguejo.

Por mais que seja estranho, a alcunha é apenas uma das 36 que constam na lista de nomes curiosos de times de futebol do site Midfield Dynamo, dedicado ao lado pitoresco do futebol. Criada por ingleses, a página aborda curiosidades sobre a história de jogadores e times de todo o mundo, principalmente na forma de listas.

Outros nomes que aparecem na relação são o do sul-coreano Hallellujah F.C.  e o  Total Clean F.C., do Peru. O Total Clean foi criado em 2003 por funcionários de uma lavanderia (e onde mais?) da cidade de Arequipa. Quando subiu para a primeira divisão do campeonato, em 2009, a equipe atravessava dificuldades financeiras. Então, foi vendida para o Atletico Chalaco. Os nomes foram fundidos e, hoje, o clube se chama Total Chalaco.
No Midfield Dynamo, também estão disponíveis listas com os nomes esquisitos de jogadores de futebol, os melhores penteados dos atletas e até os 10 melhores Pelés. Além do Rei, foram citados outros sete jogadores que usaram o apelido, como Abedi Pele, Pedro Pelé e Yohann Pele. Depois, para completar uma dezena, o site colocou um time chamado Pele F.C., com sede na Guiana, e o Estádio Rei Pelé (foto abaixo), de Maceió.