Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os ditadores da bola e da política

29 de julho de 2011

Amanhã, acontece no Rio de Janeiro o sorteio das Eliminatórias da Copa 2014. O evento será transmitido para 208 países e contará com a participação de dirigentes de futebol como Joseph Blatter, presidente da Fifa desde 1998. Ricardo Teixeira, presidente da CBF desde 1989, será alvo de uma manifestação  pedindo a sua saída.
Recentemente  protestos na Síria e em outros países do Oriente Médio e da África chamaram a atenção do mundo para governantes que estão no poder há décadas. O mesmo acontece no mundo do futebol. O atual presidente sírio, Bashar al-Assad, assumiu o posto faz 11 anos. Ele assumiu depois da morte do pai, Hafez al-Assad, que comandou o país de 1971 a 2000.

De ditadores a cartolas do futebol, veja quem não quer saber de largar o osso (na verdade, o filé mignon). Veja como as histórias são bem parecidas:
Muamar Kadafi (Líbia) – desde 1969

 

Tribunal líbio condena à morte filho de Kadafi e oito pessoas ...

Era membro das tropas revolucionárias que derrubaram o rei Idris em 1969. Depois do golpe, Kadafi assumiu o cargo de primeiro-ministro. Em 1979, subiu ao governo definitivamente. Quando os líbios protestaram para sua saída, em fevereiro deste ano, ele não hesitou em atacar os manifestantes. Continua no poder, embora a Corte Penal Internacional tenha emitido um mandado de prisão contra ele.

Mais antigo que Kadafi no poder é o brasileiro João Havelange. Descendente de belgas, nascido em 1916, competiu como nadador nas Olimpíadas de Berlim em 1936. Em 1956, assumiu a presidência da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que reunia futebol e outros 23 esportes praticados no Brasil. Ficou lá até 1974, quando foi eleito presidente da FIFA, e só deixou o cargo depois de seis Copas, em 1998. Ainda permanece como presidente de honra da instituição. Se somarmos todo o tempo em que ele esteve no poder, chegamos a 55 anos – 13 a mais que o governante da Líbia.
Ali Abdullah Saleh (Iêmen) – desde 1978

Ali Abdullah Saleh backs Houthis, continues wielding power in Yemen

Saleh foi eleito pelo parlamento quando Ahmed Bin Hussein al-Ghasmi, antigo presidente do Iêmen do Norte, foi assassinado em 1978. No mesmo ano, ele mandou executar trinta funcionários do governo acusados de conspirar contra seu cargo. Por causa dos protestos que acontecem desde fevereiro, ele já disse que vai renunciar ao poder, mas tenta se esquivar da promessa.

Em 1966, Ricardo Teixeira, outro grande alvo de protestos, estudava Direito no Rio de Janeiro quando conheceu a filha de João Havelange e entrou para o mundo das grandes organizações esportivas. Tornou-se dirigente da CBF em 1989 após derrotar Nabi Abi Chedid, que era vice-presidente na época. Seu antecessor, Octávio Pinto Guimarães, teve um mandato de três anos. O de Teixeira já dura 22.
José Eduardo dos Santos (Angola) – desde 1979

José Eduardo dos Santos fala em transição no poder em Angola , mas ...

Além de governante, é líder das Forças Armadas Angolanas e do partido MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola). É apenas o segundo presidente do país, que se tornou independente de Portugal em 1975. Desde 1992, o país tem eleições multipartidárias que são consideradas fraudulentas pela oposição.
No mesmo ano que José Eduardo dos Santos subiu ao poder em Angola, Julio Grondona assumiu a presidência da Associación del Fútbol Argentino (AFA). Antes, havia sido presidente do Club Atlético Independiente na década de 1970.

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (Guiné Equatorial) – desde 1979

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Obiang depôs o primeiro presidente da Guiné Equatorial, Francisco Macías Nguema, com um golpe de Estado, e assumiu o poder. Em 1982, ele foi eleito para um mandato de sete anos. Na votação seguinte, ele era o único candidato e foi reeleito. Nos pleitos seguintes, que permitiam outros partidos políticos, ele sempre ganha com cerca de 98% dos votos.

Joseph Blatter, atual presidente da FIFA, iniciou a carreira de cartola na Federação de Hóquei sobre o Gelo da Suíça, onde foi secretário-geral. Na FIFA, começou em 1975 e, em 1981, foi promovido a secretário-geral. Em 1998, Blatter candidatou-se ao posto de presidente no lugar de João Havelange. Permanece no cargo desde então.

Suíça abre ação criminal contra Blatter | Leia as principais ...
Robert Mugabe (Zimbábue) – desde 1980

Morreu Robert Mugabe, ditador do Zimbabué - Renascença

Foi um dos líderes da revolução contra a dominação racial de brancos, sendo eleito primeiro-ministro em 1980. Em 1987, passou a presidente. O governo dele é acusado de prejudicar a economia do Zimbábue. Em 2003, o editor da The Economist na África, Robert Guest, disse que a renda média anual de um habitante era de 950 dólares em 1980, mas este número tinha sido reduzido a apenas 400 dólares por ano.

O paraguaio Nicolás Leoz, nascido em 1928, também entra na lista dos cartolas há mais tempo no poder. Começou como cartola do Libertad em 1969. Seguiu como presidente da Associação Paraguaia de Futebol e como vice e presidente da Conmebol.   Já teve cinco reeleições.

Morre Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol e condenado por ...

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Miguel Mitsuo

    Marcelo Duarte,gostaria de saber em que data e horário que ocorreu o primeiro “Você é curioso?”

    Responder
    • guiadoscurglog

      Olá, Miguel! Foi no dia 21 de julho de 2001. Abraços.

      Responder
  2. Miguel Mitsuo

    Marcelo Duarte,gostaria de saber em que data e horário que ocorreu o primeiro “Você é curioso?”

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This