Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O meu Mundial Interclubes seria assim

27 de dezembro de 2008

O Mundial de Clubes da Fifa | Acervo

Em sua coluna na Folha de S. Paulo, quinta-feira passada, o jornalista Rodrigo Bueno fez duas propostas para a fórmula do Campeonato Mundial Interclubes. Em uma delas, ele propõe um campeonato nos moldes da Copa do Mundo: 32 clubes, mas a cada quatro anos. Em outra, propõe um torneio disputado por todos os campeões mundiais. No final das contas, porém, Rodrigo admite que gosta do torneio do jeito que está. Dias desses, também pensei num novo formato para o Mundial Interclubes, com um nível técnico um pouco melhor. O meu Mundial Interclubes seria assim:
Na primeira fase:  Campeão da Oceania x Campeão da África (Jogo A) e Campeão da Ásia x Campeão da Concacaf (Jogo B). Eu eliminaria a classificação automática do time da casa para evitar o que aconteceu este ano, com dois times da Oceania na disputa.
Segunda fase: Ganhador do Jogo A x Vice-campeão europeu (Jogo C) e Ganhador do Jogo B x vice-campeão da Libertadores (Jogo D).
Terceira fase: Ganhador do Jogo C x campeão da Libertadores (Jogo E) e Ganhador do Jogo D x campeão europeu. Oa dois ganhadores disputariam a final. Em vez de apenas um jogo empolgante, passaríamos a ter pelo menos três.
Já posso mandar para o Joseph Blatter a sugestão ou você tem mais alguma idéia para incrementar essa fórmula?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

28 Comentários

28 Comentários

  1. Welber

    Não dá…como o vice-campeão europeu ou da Libertadores podem ser campeões mundiais…
    deixa do jeito que está…………. está ótimo…

    Responder
  2. Sergio Assumpção

    Seria melhor os campeões da Sul Americana e da Copa da UEFA no lugar dos vices.

    Responder
  3. Raphael Carvalho

    muito boa essa sugestão, porém eu gosto da idéia de um torneio com mais clubes, 16 clubes acho que seria legal, assim como nos jogos Olímpicos, com mais vagas para Europa e América do Sul, e alguns clubes Africanos, Asiáticos, da Concacaf e da Oceania.
    Obrigado.

    Responder
  4. ivan

    Acredito também que um campeonato nos moldes da Copa do Mundo, seria o melhor e mais verdadeiro e mais autêntico.
    Mundial de clubes todo ano ( e não tem nada de mundial ), é muito simplista e sem autenticidade alguma.

    Responder
  5. Leprozzo

    Exatamente, como os vices poder ser campeões mundias?
    Deixa do jeito que está.

    Responder
  6. Fabinho da BAixada

    Eu estou com o sergio assunção
    campeões da sulamericana e copa da uefa
    nos lugares do vide
    o resto esta perfeito
    melhor so se fosse dois grupos e jogassem entre si
    com os dois melhores se enfrentando no final
    seria mais justo

    Responder
  7. ibrahim

    A MELHOR FORMADESTE TORNEIO QUE JAMAISTERA O CORINTHIANS, DEVE SER : CAMPEAO DA LIBERTADORES, CAMPEAO SUL – AMERICANO, CAMPEAO DA CHAMPIONS LEAGUE E CAMPEAO DA UEFA. SEMI-FINAL COM CAMPEAO DA SUL-AMERICANA X CHAMPIONS LEAGUE – CAMPEAO DA LIBERTADORES X CAMPEAO DA UEFA – FINAL COM OS GANHADORES DA SEMI, COMPLETANDO COM DISPUTA DE TERCEIRO E QUARTO LUGARES.

    Responder
  8. Alex Correia

    O formato ideal seria nos moldes da Copa das Confedereções (com os campeões dos seis continentes, mais os campeões da Copa Sulamericana e da UEFA, assim seriam mais valorizados estes torneios), formando 02 grupos de quatro clubes, classificando-se os 02 primeiros de cada grupo p/ semifinal, e consequentemente p/ a final, tendo também disputas p/ 3.º e 4.º, 5.º e 6.º, e 7.º e 8.º. O torneio deve ser curto, pois não existe espaço no calendário, uma vez que os europeus não dão muita importância, apesar de terem vencido os dois últimos campeonatos.

    Responder
  9. Lucas MTO 6-3-3

    os vice-campeões nao poderiam ter direito de ser campeões mundiais…….do jeito q esta ja esta bom d mais…
    2009 tricolor no japão de novo

    Responder
  10. Edemilson da Cunha

    Acredito que o campeonato mundial está bom desta forma, com a participação de todas as confederações.
    Porém acho que deveria ser disputado de 2 em 2 anos, sendo em anos ímpares para não conflitar com Copa do Mundo e Olimpíadas.
    Desta forma o número de participantes dobraria, com a participação dos 2 últimos campeões de cada confederação, devendo a FIFA escolher para sede um país que não tenha muita tradição no futebol, pois isto faria com que estes países fizessem um esforço para melhorar estádios e transportes por exemplo, em troca de ver alguns craques desfilando em seus gramados, além de divulgar o futebol pelo mundo, não ficando na mesmice (Japão),
    A forma de disputa poderia ser de várias formas, (é o que menos importa). Eu acho que a melhor seria em 2 grupos, mesclando os participantes por sorteio, porém com 01 participante de cada confederação por grupo, jogando todos contra todos dentro do grupo sendo que os vencedores devem fazer a final e os segundos colocados disputam 3º e 4º lugares.
    Desta forma, a FIFA ganharia se divulgando o futebol, em países fora da Europa e da América e preparando-os para quem sabe no futuro sediarem uma Copa do Mundo.

    Responder
  11. Johnny

    Sua fórmula proposta é muito boa. Só acho que outros países deveriam sediar o Mundial inter clubes não sómente o Japão (por questões financeiras). Gostei do 1o mundial realizado aqui no Brasil no ano 2000, pois contou com grandes equipes (Manchester United, Real madrid), além do Campeão da Libertadores (Vasco) e Campeão Brasileiro (Corinthians). No formato atual, dificilmente teremos partidas difíceis antes da final. Sua fórmula bem como a utilizada em 2000 contempla vários grandes jogos e não apenas 1. Meu Colorado ganhou em 2000 jogando apenas 1 partida dificil contra o Barcelona. No ano 2000 Corinthians teve que enfrentar uma tremenda pedreira contra o Real madrid antes de fazer a final contra o Vasco.

    Responder
  12. Johnny

    Corrijo, meu Colorado ganhou em 2006.

    Responder
  13. miquéias

    Ao invés de ser vice-campeão europeu e da Taça Libertadores, poderia ser campeão da Copa da UEFA e campeão da Taça Sul-americana.

    Responder
  14. Fernando

    Depois que o Corinthians foi campeão mundial (2000) sem sequer ter sido vice-campeão da libertadores, qual o problema de promoverem a inclusão dos vices da champions league e da libertadores? O quarto colocado no campeonato brasileiro não pode ser campeão da libertadores? Então… se quiserem elevar o nível do mundial necessariamente devem incluir pelo menos os vices da champions league e da libertadores.. já os campeões da sul-americana e da uefa já é um pouco demais… teríamos duas competições em cada continente com o mesmo prêmio: uma vaga ao mundial. Além disso, um time que ficar em 12º lugar no brasileiro pode ser campeão da sul-americana e jogar o mundial, enquanto que o campeão brasileiro, por jogar uma competição mais difícil (libertadores) pode não conseguir isso. Assim, é melhor fazer uma campanha meia-boca no campeonato brasileiro e tentar ser campeão mundial via sul-americana.

    Responder
  15. LUÍS SPFC

    Acho que seria legal que tivessem mais clubes na disputa, mas que ocorrece todos os anos, deixando o mês de dezembro para a disputa mundial.
    O torneio poderia ser disputado nos moldes da Copa do Mundo, com 20 clubes divididos por sorteio em 4 grupos de cinco clubes, que jogariam numa fase eliminatória todos contra todos dentro de seus grupos, sendo que os 4 primeiros se classificariam para uma semi-final, onde os clubes de melhor campanha jogariam pelo empate e posteriormente uma final entre os dois melhores para sair um campeão, sendo o clube de melhor campanha jogaria pelo empate também.
    Seriam necessários 21 dias para a disputa, jogando-se de quarta e domingo.
    Os campeões e vice da libertadores e da sul-americana poderiam representar os clubes da parte da América do Sul. 4 clubes.
    Os outros poderiam sair de campeão e vice da copa da UEFA e campeão e vice de clubes europeu. Mais quatro clubes que representariam a Europa. e daí por diante até completarem 20 clubes, vindo mais 4 da Concacaf, 4 da Ásia e 4 da África.
    E não tem essa de vice não poder se classificar, pois aqui até o 4º colocado do brasileirão pode ser campeão da libertadores… Então porquê um vice não poderia ser campeão mundial?
    Saudações TRI-HEXA!

    Responder
  16. gabriel doratioto

    Bom concordo com os campeões e os vices da champions e libertadores.
    Porem acho que deveriam ter pelo menos 8 equipes participando, sendo que para ser campeão o time deveria disputar 5 jogos!!!
    2 vagas para america do sul
    2 vagas para europa
    1 vaga oceania, asia, america norte,africa

    Responder
  17. gabriel doratioto

    VAMOS LEMBRAR QUE TBM NÃO É NECESSÁRIO GANHAR O CAMPEONATO NACIONAL PARA SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES, CHAMPIONS OU DO MUNDIAL INTERCLUBES…
    QUANO TEMPO FAZ QUE O INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE FOI CAMPEÃO BRASILEIRO???
    QUANTO AOS CONVITES …
    VAMOS LEMBRAR…
    A PROPRIA FRANÇA GANHOU A COPA DO MUNDO E SÓ JOGOU PORQUE ERA PAIS SEDE E TINHA FICADO FORA DAS COPAS DE 1990 E 1994!!!

    Responder
  18. Renildo Almeida

    Dois Grupos, sendo:
    GRUPO 1: Campeão do Mundial Anterior + Campeão da Sulamericana + Campeão da Liga dos Campeões + Campeão da Oceania
    GRUPO 2: Campeão da Libertadores + Campeão da UEFA + Campeão Africano + Campeão da Concacaf + Campeão da Ásia

    Responder
  19. Renildo Almeida

    o Campeão de cada grupo fazem a final.

    Responder
  20. Clodoaldo Alves do Prado

    Seria mais ou menos assim, o timão é claro estaria lá, são paulo, estamos cansados sempre da mesma coisa.
    Claro teria também Real Madri,Manchester, Milan e abriria também umabrecha para o Lyon; pois merece.
    O CORINTHIANS em maiúculo é claro faria a final com o Manchester united, pois no outro mundial não os vecemos.
    Gol de lulinha pois nunca fez nada no Timão mesmo.

    Responder
  21. Tales

    Eu acredito que deveria ser 6 os times a disputar, somente os campeões de cada continente. O formato seria o seguinte:
    2 grupos com 3 times cada, eles jogam entre si no grupo e os melhores de cada grupo fazem a final, lembrando que o campeão da Libertadores ficaria no grupo A e o campeão da UEFA Champions League no grupo B, para ambos não se cruzarem na fase de grupos.
    EXEMPLO:
    Grupo A | GRUPO B
    America do sul | Europa
    Oceania | Concacaf
    África | Ásia

    Responder
  22. ed

    Nem sempre os campeões são os melhores.
    Ex. Itália na copa do mundo, este ano os melhores foram:
    Chelsea e Fluminense. Tem que acabar com as disputas de penalti e marcarem um novo jogo.
    Alguns times só foram campeões por conta disto exemplo o Flamengo na Libertadores.

    Responder
  23. francisco

    Eu penso que seria melhor se fosse como está os campeões continentais e algumas mudanças pra que tivessemos outros times: teria 8 times
    1ª fase
    Jg 1 Camp Asia x Camp Concacaf
    Jg 2 Camp Oceania x Camp Africa
    2ª fase
    Jg 3 Camp Sulamericana x V jg 1
    Jg 4 Camp Uefa x V jg 2
    Semi-final
    S 1 Camp Europeu x V jg 4
    S 2 Camp America x V jg 3
    Final
    V s 1 x V s 2

    Responder
  24. Mario Almeida

    sugiro que seja assim
    1 fase
    campeão sulamericana x campeão UEFA – venc 1
    campeão oceania x campeão país sede – venc 2
    2 fase
    venc 1 x venc 2 (jogo 3)
    3 fase
    jogo 3 x campeao africano – jogo 4
    campeao concacaf x campeao asiatico – jogo 5
    4 fase
    campeao europeu x jogo 5
    campeao da Libertadores x jogo 4
    final

    Responder
  25. Renan Tavares

    muito bom esse seu projeto melhor do que esse mundial atual

    Responder
  26. matheus

    eu acho que poderia ser assim 2times de cada país o canpeão e o vice disputando,por exemplo canpeão boca juniors x vice river plate

    Responder
  27. vitor

    meu mundial de clubes teria 8 times, campeão do pais sede campeões das 6 entidades e um time convidado que não fosse do mesmo pais que os outros times. depois dividi-los em dois grupos com 4 times(equipes do mesmo continentes no mesmo grupo)jogando todos contra todos em um único turno . na fase final os 4 colocados de cada grupo disputariam o 7lugar,os dois 3 jogariam o 5lugar os dois 2 jogariam o 3 lugar e os dois 1 disputariam o titulo .e antes do torneio começar e so organizar as datas

    Responder
  28. ROBINHO C G

    EU ACHO QUE SERIA MAIS JUSTO COM 20 CLUBES – O ANFITRIAÕ [ SUPERCAMPEÃO NACIONAL ], CAMPEÃO E VICE DA LIBERTADORES E CAMPEÃO DA SULAMERICANA – OS OUTROS CONTINENTES A MESMA COISA MAIS O ATUAL CAMPEÃO DO MUNDIAL DE CLUBES FIFA .

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This