Eu já completei o álbum da Copa do Mundo de 2010. Troquei as que faltavam na feira do vão livre do MASP. Tenho álbuns guardados desde a Copa de 1970.
Você sabe quando surgiu o primeiro álbum de um Mundial FIFA no Brasil? A resposta é 1950, ano em que o Brasil perdeu o título para o Uruguai na final. O nosso primeiro álbum de figurinhas de Copa foi um derivado que a Fábrica de Balas A Americana fez das famosas “Balas Futebol”.

O álbum trazia as seleções que participaram do Mundial, com uma “carimbada” por página – ou seja, figurinhas que eram fabricadas em menor quantidade e, portanto, mais difíceis. Em meados da década de 70, ficou decidido por lei que “as figurinhas teriam que ser produzidas em uma quantidade rigorosamente iguais”, explicou o desembargador Moacir Andrade Peres, colecionador de álbuns de figurinhas, em entrevista ao “Você é Curioso?”.

As “Balas Futebol” fizeram a alegria de muitos garotos entre 1938 e 1960. As figurinhas vinham como brinde das balas, mas as guloseimas nem despertavam tanto interesse. “Elas eram horríveis, açucaradas”, lembra Peres, contando que muita gente comprava só pela figurinha, e jogava fora as balas brancas. O problema foi que as crianças de rua começaram a pegar os doces que eram jogados no chão, o que causou um sério problema de saúde pública. Álbum Figurinhas Copa Do Mundo 1950 - Balas Americana- Banca - R ...