Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A Copa do Mundo de futebol feminino também ganha álbum, mascote, selo…

12 de junho de 2015

Já percebeu que, no meio desse escândalo todo de corrupção da FIFA, nenhum nome de mulher foi divulgado? Os donos do futebol dão mesmo pouca bola para as mulheres. Até nas negociatas. Por isso, a sétima edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino começou quase na clandestinidade. Ela está sendo disputada no Canadá e vai até o dia 5 de julho. Uma boa notícia é que a Panini promete lançar nos próximos dias, pela primeira vez no Brasil, o álbum de figurinhas das 24 seleções femininas participantes. A empresa já tinha feito uma experiência na Copa de 2011. O álbum foi vendido apenas na Alemanha, país-sede. Dessa vez, a empresa pretende alcançar 25 países.

(Foto: Panini/Divulgação)

O álbum da Copa de futebol feminino de 2015 será comercializado em 25 países, incluindo o Brasil

Serão 56 páginas para 478 figurinhas, incluindo 29 especiais. Cada pacotinho vem com cinco cromos e custará R$ 1 – mesmo preço das figurinhas da Copa América de futebol masculino. Um dos destaques é a brasileira Marta, eleita Bola de Ouro cinco vezes consecutivas (2006 a 2010), que virou também garota-propaganda do produto.

(Foto: Panini/Divulgação)

São 478 figurinhas para serem coladas em 56 páginas

Aproveitando a onda, vale falar de outras “figurinhas” que também fazem parte desta história. Sim, aos poucos, as mulheres vão ganhando também mascotes, selos, moedas… e  visibilidade.
Shuéme, mascote oficial da Copa de 2015

A mascote desse mundial, anunciada em 17 de junho de 2014, se chama Shuéme e é uma coruja-das-neves (ou coruja-do-ártico), encontrada apenas em regiões geladas do norte dos Estados Unidos, no Canadá, no norte da Eurásia e no Ártico.
O nome da coruja é inspirado na palavra chouette (coruja, em francês).  Segundo a organização, as cores vinho e branco simbolizam paz e jogo limpo durante a competição.

mascote-2011Na Copa passada, a mascote que deu cara aos jogos foi a gatinha Karla Kick, a “eterna curiosa”, como foi apresentada. Deve ser por isso que este blog simpatizou logo de cara com ela.

As equipes estão disputando um troféu de 47 centímetros de altura (10 a mais que a Taça FIFA, dos homens) e 4,6 quilos. O primeiro troféu foi desenvolvido pelo libanês William Sawaya, diretor do escritório de design Sawaya & Moroni, em Milão, na Itália. O troféu é um dos cinco que Samaya desenvolveu para grandes competições da FIFA.

troféu
O número de participantes este ano subiu de 16 para 24 seleções, aumentando também a quantidade de jogos de 32 para 52. O cartaz oficial segue agora um padrão estabelecido pela entidade. Ele traz a folha de mapple – símbolo do país – estilizada

Logo oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015

Cartaz oficial da Copa do Mundo do Canadá

Logos de todas as copas até agora.

Símbolos das seis Copas anteriores

As mulheres ganharam também um selo comemorativo, lançado dia 6 de maio. Ele traz duas jogadoras canadenses – a atacante Christine Sinclair (12) e a zagueira Kadeisha Buchanan (14), junto com a goleira japonesa Ayumi Kaihori. A loja dos Correios canadenses também vende as moedas comemorativas.

No selo aparecem a atacante Christine Sinclair e defensora Kadeisha Buchanan, ao fundo da imagem a goleira da seleção japonesa, atleta Ayumi Kaihori, faz uma defesa.

Selo comemorativo lançado pelos canadenses

Leia mais sobre futebol feminino no Blog do Curioso. Clique aqui para conhecer a equipe da Rádio Mulher.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This