1. Afta
A afta é uma ferida que se manifesta nas mucosas da boca, especialmente na língua, nos lábios e bochechas, raramente nas gengivas ou no palato (céu da boca). As feridas podem aparecer isoladas ou em grupos (estomatite aftosa) e surgir em intervalos variáveis de tempo. Em geral ela está ligada a distúrbios gastrointestinais, como diarreia e má digestão, mas pode surgir em decorrência de febre, durante o período menstrual, devido a traumatismos na mucosa da boca e em situações de stress. Algumas pessoas têm maior predisposição ao problema e por isso supõe-se que a afta possa também ser de origem hereditária. As aftas desaparecem em 7 a 10 dias, tempo de cicatrização completa da mucosa da boca.

2. Anorexia nervosa
Anorexia nervosa é um transtorno alimentar em que a pessoa fica obcecada pela ideia do emagrecimento e passa a se privar de alimentos. A pessoa deixa de comer porque acredita estar gorda e acaba emagrecendo muito, ficando com o peso abaixo do mínimo normal. Mesmo magra, a pessoa acredita que está com o peso acima do normal. Qualquer ganho de gramas apavora e gera angústia. Esse distúrbio pode provocar modificações no organismo e nas funções fisiológicas. As mulheres, por exemplo, que são as mais atingidas pela anorexia, podem até ter seu ciclo menstrual interrompido por causa da falta de alimentação. Outra característica dos anoréxicos é que eles podem exagerar na prática de exercícios físicos para perder peso mais facilmente ou para compensar a ingestão de alimentos. A anorexia costuma estar ligada à depressão e é tratada com antidepressivos. Alguns famosos anoréxicos: Alanis Morissette (cantora), Christina Ricci (atriz), Jane Fonda (atriz), Kate Moss (modelo), Mary-Kate Olsen (atriz), Matt Damon (ator), Sally Field (atriz), Victoria Beckham (cantora).

3. Dengue
O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é menor do que um pernilongo e tem o corpo listrado. Ele procria em locais com muita umidade, calor e água limpa parada. Vasos, pneus e recipientes deixados em quintais, jardins e outros locais abertos em que possa chover são espaços ideais para a reprodução do inseto. A dengue é uma doença grave, causada por um vírus. Febre alta, dores musculares e nas juntas, diarreia, dores de cabeça fortes, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele, falta de apetite e fraqueza são sintomas da doença. Caso a dengue seja detectada, o doente deve ficar em repouso e ser levado a um hospital. Existe ainda a dengue hemorrágica, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue comum, mas depois da febre podem surgir sangramentos, queda da pressão, anemia e fortes dores no abdome. A pessoa alterna momentos de sonolência com períodos de agitação.

4. Doença púrpura
A doença púrpura é um processo que provoca hemorragias cutâneas, sob a forma de pontos vermelhos elevados ou manchas roxas. Ela pode acontecer por alteração nas plaquetas (nesse caso, trata-se da púrpura trombocitopênica ou trombopática) ou nos vasos sangüíneos (causada por agentes tóxicos, químicos, infecciosos, alérgicos, hereditários etc.). A púrpura trombocitopênica idiopática, ou PTI, tem causa desconhecida. Acredita-se que esteja relacionada à auto-imunidade, quando o organismo faz anticorpos contra ele mesmo. Ela se caracteriza pela queda na quantidade de plaquetas (que ajudariam a impedir sangramentos). O tratamento é feito à base de corticoide.

5. Febre
É o aumento da temperatura corporal. Tanto no adulto quanto na criança, a temperatura normal do corpo deve ficar entre 36,5 e 37 graus. Se estiver com mais do que isso, a pessoa está com febre. A febre surge da seguinte maneira: os glóbulos brancos do sangue são os responsáveis pela defesa do organismo. Quando percebem a presença de vírus e bactérias, começam a produzir a interleucina (ILI) e o fator necrose tumoral (FNT). Ambos circulam pelo corpo até alcançar o hipotálamo. Lá, estimulam a formação da substância prostaglandina, que provoca aumento da temperatura. E como vírus e bactérias só sobrevivem entre 36,5 e 37 graus centígrados, os microorganismos tendem a morrer quando este limite é alterado.