RIO GRANDE DP NORTE

1. O Forte dos Reis Magos, que deu origem à cidade de Natal, começou a ser construído no início de 1598. Equipada com 13 canhões de bronze, a fortaleza serviu como base para a luta contra corsários franceses, que contrabandeavam riquezas da região, com a ajuda dos índios potiguares. Suas paredes têm 14 metros de largura, e são à prova de balas de canhões. Durante a invasão, a fortaleza foi tomada pelos holandeses, mas voltou às mãos dos portugueses 20 anos depois.

2. Em 1633, os holandeses foram expulsos de Pernambuco, e foram para o Rio Grande do Norte. Tomaram o Forte dos Reis Magos e lhe deram o nome de Keulen.

3. A cidade de Presidente Juscelino tem uma pedreira que se formou há 3,4 bilhões de anos. É o pedaço de terra mais antigo de toda a América do Sul.

4. O cajueiro de Pirangi é considerado o maior do mundo. Sua copa ocupa 8.500 m², o equivalente a 70 árvores colocadas lado a lado. Ele produz 60 mil cajus por safra.

5. O esquibunda foi um esporte inventado em Natal. Descia-se com a ajuda de uma prancha pelas dunas até cair no mar. A modalidade acabou proibida, e deu lugar ao aerobunda. Os praticantes descem por uma corda, passando por cima da areia, e caem no mar.

6. As dunas de Genipabu têm até 50 metros de altura.

7. Segundo a Nasa, o Rio Grande do Norte tem o segundo ar mais puro do mundo. Perde apenas para a Antártida.

8. O mar no Rio Grande do Norte é o segundo mais salgado do mundo. Perde apenas para o Mar Morto.

9. Em janeiro de 1993, os funcionários dos Correios de Natal se surpreenderam com o conteúdo de uma caixa. Maria de Lourdes Alves havia enviado os ossos de seu pai para serem enterrados na cidade de Monte Alegre.

10. O Brasil entrou na corrida espacial em 1965, com a inauguração da base de lançamentos de foguetes da Barreira do Inferno, localizada no município de Parnamirim, litoral sul de Natal.