1. Scooby-Doo foi criado pelo desenhista Iwao Takamoto em 1969 para o estúdio Hanna-Barbera. A animação foi encomendada. De acordo com a Comissão de Pais dos EUA, os desenhos disponíveis na época, como Herculoides e Space Ghost, eram considerados violentos demais. SCOOBY-DOO
  2. O nome foi inspirado na canção “Strangers in the Night”, de Frank Sinatra. A ideia surgiu de um trecho da música que diz “dooby dooby doo”.
  3. O desenho segue a mesma fórmula desde que foi criado. Começa com um mistério de monstro ou fantasma, que depois de muita confusão é desmascarado. No final, o bandido vai preso e sempre fala: “Eu teria conseguido se não fosse por esses garotos enxeridos e esse maldito cachorro”.
  4. Scooby é um cachorro da raça dinamarquesa Dogue Alemão. O nome verdadeiro de Scooby é Scoobert.
  5. De 1988 a 1993, foi produzida uma nova série onde todos os personagens apareciam como crianças. O desenho foi batizado como “O Pequeno Scooby-Doo”.
  6. Em 2002, foi lançado o primeiro filme da série com atores de verdade, “Scooby-Doo”. Só o cachorro Scooby precisou ser animado por computação gráfica. Em 2004 saiu o segundo filme, “Scooby-Doo – Mostros à Solta”, com os mesmos atores.
  7. O furgão que leva a turma de investigadores para todos os lados chama-se “Máquina do Mistério”.
  8. Em 2004 a série entrou para o Livro dos Recordes como a série de animação mais longa de todos os tempos. Até aquele momento eram 350 episódios. Depois, o título foi alcançado por Os Simpsons.
  9. A comida preferida do Scooby são os Bicoitos Scooby. Ele faz qualquer coisa por um destes.
  10. Em 8 de janeiro de 2006 o criador do desenho, Iwao Takamoto, faleceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, em decorrência de problemas cardíacos. Ele tinha 81 anos.