Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

8 curiosidades sobre as naus de Pedro Álvares Cabral

24 de abril de 2019

 

1. Pedro Álvares Cabral e seu grupo chegaram ao Brasil em 10 naus e 3 caravelas.

2. Os porões dos navios viviam infestados de ratos e baratas. A maioria dos tripulantes fazia suas necessidades ali mesmo. Por isso, uma série de doenças acabava matando muita gente a bordo. A principal delas era escorbuto, causada pela falta de vitamina C no organismo.

3. O alimento básico eram 400 gramas de um biscoito duro e salgado, distribuído diariamente. O tal biscoito era descrito como “fedorento” e “podre das baratas”.

4. Todos os tripulantes recebiam também a cada mês: 15 quilos de carne salgada, cebola, vinagre e azeite. Os capitães eram autorizados a transportar galinhas e ovelhas para completar sua alimentação.

5. O vinagre era utilizado na limpeza do porão.

6. Cada tripulante recebia 1,4 litro de vinho e 1,4 litro de água todos os dias. Armazenada em condições precárias, a água chegava a causar diarréias em muitos deles.

7. Alguns marujos gostavam de jogar cartas, o que era proibido. Se fossem apanhados em flagrante por algum frei, os baralhos eram confiscados e atirados ao mar.

8. A principal diversão eram apresentações de teatro, sempre com temas religiosos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This